História do Sporting Clube da Covilhã
Leixões SC 2 SC Covilhã 1
Sábado, 11 Dezembro 2021 00:00

O Sporting Clube da Covilhã vai somando jornadas sem conseguir nova vitória na Segunda Liga, visto que nesta ronda foi derrotado no terreno do Leixões Sport Clube por 2-1, com todos os golos a serem apontados na etapa complementar da partida, em que os locais chegaram a ter duas bolas de vantagem.

Na primeira parte, a formação de Matosinhos revelou-se mais rematadora, mas quase sempre sem criar demasiado perigo para as redes serranas, com excepção do minuto 36, quando na sequência de um livre surgiu Luan Santos a cabecear para uma boa intervenção do guarda-redes Léo Navacchio, que assim segurou o nulo para o tempo de descanso.

O segundo período começou logo com uma acção ameaçadora de Thalis, mas aos 47 minutos o golo foi mesmo festejado pelas hostes leixonenses por intermédio do empreendedor Thalis, que concluiu com êxito a iniciativa de Seck. Os comandados de Leonel Pontes esboçaram uma reacção ao tento sofrido, no entanto, foram os nortenhos que celebraram mais um golo aos 61 minutos por Kiki, numa jogada algo confusa. No derradeiro quarto de hora, os covilhanenses apresentaram-se mais perigosos, porém, a atenção do guardião Stefanovic e a incorrecta pontaria de Devid deixaram o resultado confortável para os locais. E foi já em cima dos 90 minutos que aconteceu o tento visitante, com Jaime Simões a cabecear certeiro após um livre lateral, no entanto, passados alguns momentos, o árbitro João Afonso apitou para o final do jogo com o desfecho em 2-1. Depois de doze partidas consecutivas sem um triunfo, o Sporting da Covilhã recebe na próxima jornada o Varzim SC, um dos adversários directos na luta pela manutenção, mas antes ainda joga com o SL Benfica para a Taça da Liga, onde já não tem aspirações a passar à fase seguinte da prova.

Texto: Eugénio Lopes.

Ficha de jogo: https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20212022/ligaportugalsabseg/14/5

Actualizado em Sábado, 11 Dezembro 2021 20:49
 
Tiago Lopes
Terça, 07 Dezembro 2021 00:00

Ao nível de escalões jovens, o percurso do defesa direito Tiago Lopes passou por SC Coimbrões, Padroense FC e CD Candal, onde efectuou exibições que justificaram duas internacionalizações sub-19 por Portugal. No patamar sénior, Tiago Lopes estreou-se nas campeonatos amadores de Itália com a camisola da Polisportiva Saint-Christophe, regressando posteriormente ao futebol lusitanto para representar SC Espinho, CD Tondela e CD Trofense, antes de ingressar no Sporting da Covilhã na época 2013/2014. Com as cores do nosso clube, Tiago Lopes participou em 27 jogos oficiais, rubricando actuações de bom nível, que possibilitaram a sua transferência a meio da temporada para os romenos do CFR Cluj, no qual esteve várias épocas e ajudou à conquista da Taça da Roménia em 2016. A carreira de Tiago Lopes prosseguiu depois pela Turquia, jogando pelo Kayserispor e pelo Denizlispor. Que recordações têm das arrancadas de Tiago Lopes com o emblema serrano pelo flanco direito?

Actualizado em Terça, 07 Dezembro 2021 09:48
 
SC Covilhã 0 GD Chaves 2
Sábado, 04 Dezembro 2021 00:00

Serranos e transmontanos em duelo nas alturas

Na estreia de Leonel Pontes como treinador do Sporting Clube da Covilhã, o resultado não foi o desejado para as cores serranas, visto que o Grupo Desportivo de Chaves venceu no Estádio Santos Pinto por 0-2, com golos apontados por Wellington e Platiny.

O jogo teve um início nervoso para as hostes locais, pois, logo aos 2 minutos, uma acção infeliz de André Almeida isolou João Teixeira diante de Léo Navacchio, mas o guardião brasileiro esteve em bom plano e impediu os festejos visitantes. No entanto, aos 12 minutos, os flavienses passaram mesmo para a frente do marcador com mais uma intervenção incorrecta dos locais, visto que agora foi Ahmed Isaiah que colocou a bola em Platiny, que depois proporcionou a Wellington o tento inaugural. A reacção dos covilhanenses até teve momentos de perigo, nomeadamente, num cabeceamento de Jô à barra e num desvio de Vilela que Paulo Vítor defendeu com dificuldade, num lance em que ainda se reclamou que a bola tinha entrado na baliza forasteira, mas o árbitro Carlos Macedo não teve esse entendimento e a desvantagem serrana transitou para a etapa complementar.

No segundo tempo, os comandados de Leonel Pontes procuraram a igualdade, porém, as suas iniciativas foram sempre travadas pelo guarda-redes Paulo Vítor. Aos 74 minutos foi mesmo a formação transmontana que chegou a novo golo, com o brasileiro Platiny a progredir com a redonda e atirar cruzado para as redes locais, fixando assim o resultado em 0-2. O avançado Jô ainda procurou devolver alguma incerteza ao jogo, mas não teve êxito nas suas iniciativas diante de Paulo Vítor. Desta forma, o Sporting da Covilhã eleva para onze o número de partidas consecutivas sem vencer na Segunda Liga, seguindo-se agora uma deslocação ao terreno do Leixões SC.

Texto: Eugénio Lopes.

Fotografia: Eugénio Lopes.

Ficha de jogo: https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20212022/ligaportugalsabseg/13/6

Actualizado em Domingo, 05 Dezembro 2021 21:53
 
Cheng Yuan
Terça, 30 Novembro 2021 00:00

O avançado chinês Cheng Yuan foi emprestado ao Sporting Clube da Covilhã pelo Shandong Youth na temporada 2013/2014, sendo um jovem promissor que tinha assumido algum protagonismo nos escalões secundários da China. Com as cores serranas, Cheng Yuan não teve muitas oportunidades para evidenciar o valor, visto que apenas participou em quatro jogos oficiais (três na 2ª Liga e um na Taça da Liga), pelo que o regresso ao seu país acabou por ser uma realidade no final da época. Cheng Yuan representou depois o Shandong Luneng durante várias temporadas na 1ª Liga chinesa, embora sendo mais utilizado em partidas da Taça da China, nas quais apontou alguns tentos. Que recordações existem de Cheng Yuan no emblema covilhanense?

Actualizado em Terça, 30 Novembro 2021 09:39
 
A. Académica de Coimbra 3 SC Covilhã 0
Domingo, 28 Novembro 2021 00:00

O Sporting Clube da Covilhã continua sem conseguir sair do mau momento de forma que tem atavessado, pois, nesta ronda foi derrotado por 3-0 no terreno da Associação Académica de Coimbra, que ainda não tinha alcançado qualquer triunfo na competição e ocupa o último lugar da classificação. 

O jogo começou cedo a correr mal para as hostes serranas, visto que aos 15 minutos o brasileiro João Carlos deu início a uma noite para recordar, inaugurando o marcador para os locais com um cabeceamento certeiro após um canto cobrado por Traquina na direita. A formação local ganhou moral e Traquina ameaçou aumentar a contagem aos 20 minutos, porém, Léo Navacchio realizou uma defesa atenta. Depois da meia hora, os comandados de Filipe Rocha esboçaram uma tentativa de inversão dos acontecimentos e delinearam dois lances mais problemãticos para a baliza academista, no entanto, Diogo Almeida cabeceou ao lado e Jô atirou fraco para as mãos de Mika, permanecendo assim a diferença mínima para o tempo de descanso.

A segunda parte apresentou novamente um João Carlos ao mais alto nível, pois, aos 51 minutos rubricou um forte remate que só parou dentro da baliza covilhanense, colocando desta forma a Académica com duas bolas de vantagem no "placard". O conjunto serrano ficou ainda mais abalado do que estava e nunca conseguiu importunar os locais, que viram o ponta de lança João Carlos assinar o "hat-trick" aos 76 minutos, agora ao atirar rasteiro e potente para as redes visitantes. Até ao derradeiro apito do árbitro Flávio Lima foram os conimbricenses que estiveram mais perto de repetir os festejos, principalmente aos 89 minutos, quando Léo Navacchio foi obrigado a duas grandes intervenções para evitar o sucesso das iniciativas de Hugo Seco na mesma jogada. O Sporting da Covilhã somou assim o décimo encontro seguido sem vencer na Segunda Liga, recebendo na próxima jornada o Desportivo de Chaves, onde se deseja que possa finalmente voltar às vitórias.

Texto: Eugénio Lopes.

Ficha de jogo: https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20212022/ligaportugalsabseg/12/3

Actualizado em Domingo, 28 Novembro 2021 21:58
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 3 de 218
Livro História SCC
.
fa

Livro História do Sporting Clube da Covilhã 1923-1990 disponível para aquisição na Foto Académica, localizada nas Escadas do Quebra Costas n.º 2 - Covilhã

ATLETAS
JOGADORES DE A a Z:
TREINADORES
OUTRAS FIGURAS
ENTREVISTAS
EVENTOS
CONTACTOS
OUTROS
REDES SOCIAIS

face

SPONSOR

Gigarte - Design e Comunicação

ESTATÍSTICA
Visualizações de conteúdos : 2623281