História do Sporting Clube da Covilhã
Académico de Viseu FC 3 SC Covilhã 2
Sábado, 22 Maio 2021 00:00

A tranquilidade classificativa do Sporting Clube da Covilhã e a manutenção por confirmar do Académico de Viseu Futebol Clube foram bons ingredientes para um jogo emocionante, principalmente na primeira parte, visto que foi neste período que aconteceram os golos que fixaram o resultado em 3-2.

O tento inaugural foi obtido logo no segundo minuto do encontro, quando o remate de Yuri Araújo sofreu um desvio que levou a bola para o fundo das redes serranas. Com o Académico empenhado em não descer de divisão, pensou-se que o caminho da partida estava traçado, porém, a reacção covilhanense foi muito convincente e premiada com dois golos em curto espaço de tempo: aos 9 minutos, após um canto de Jean Felipe na esquerda, o defesa central Felipe Macedo atirou cruzado para a igualdade; e aos 18 minutos, um cruzamento de Gleison possibilitou o cabeceamento de Jean Felipe para o segundo tento visitante, pois, a abordagem do guardião Ricardo Fernandes ao lance não foi eficaz. Este cenário no marcador aumentou a preocupação nas hostes viseenses e a situação só não ficou pior porque os comandados de Bizarro não conseguiram aumentar a contagem em três contra ataques perigosos, quer pela direcção dos remates, quer por uma intervenção atenta de Ricardo Fernandes. Não voltou a marcar o Covilhã, mas voltou a marcar o Académico antes do período de descanso e também em dose dupla: aos 37 minutos, novo remate de Yuri Araújo, mas agora para o toque triunfal de Carter; e aos 45 minutos, Ayongo obrigou o guarda-redes Bruno Bolas a uma excelente defesa para canto, na sequência do qual, André Carvalhas colocou a bola na cabeça certeira de João Vasco, que assim fez o 3-2 que seria o desfecho do jogo.

A etapa complementar foi bem mais calma, mas teve uma acção perigosa logo aos 50 minutos, quando Carter surgiu diante de Bruno Bolas, no entanto, o guardião serrano saiu vencedor desta disputa. Diga-se que este lance gerou visível contestação forasteira: primeiro, porque Tiago Moreira sofreu uma falta não assinalada pelo árbitro Fábio Veríssimo; depois, porque o defesa direito covilhanense ficou lesionado no relvado e os locais partiram para o contra ataque sem colocarem a bola fora, como desejavam os serranos. A partida apenas voltou a ganhar animação no derradeiro quarto de hora, em que o Covilhã procurou o empate com maior convicção e que esteve quase a acontecer numa jogada de Enoh, com a bola a ir para a baliza local não fosse a intervenção de Yuri Araújo a substituir o seu guarda-redes. A vitória academista não voltaria a estar em perigo e no fim foi festejada a permanência na Segunda Liga, algo que o Sporting da Covilhã já tinha garantido na jornada anterior, com o emblema serrano a concluir a prova no 13ª lugar.

Texto: Eugénio Lopes.

Ficha de jogo: https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20202021/ligaportugalsabseg/34/7

Actualizado em Sábado, 22 Maio 2021 20:40
 
Filipe Gouveia
Terça, 18 Maio 2021 00:00

Filipe Gouveia jogou durante várias épocas na 1ª Liga, mas a sua ligação ao Sporting da Covilhã foi já na função de treinador, ao assumir o comando técnico do nosso clube na temporada 2016/2017, depois de ter orientado a Académica de Coimbra no principal escalão do futebol português no ano anterior. Com o emblema serrano, Filipe Gouveia teve uma fase inicial do campeonato bastante complicada, pois, somou sete partidas sem uma única vitória, no entanto, o cenário melhorou bastante com o decorrer da competição e o conjunto covilhanense alcançou um tranquilo 8º lugar na 2ª Liga. Saliente-se ainda a boa prestação serrana na Taça de Portugal, em que os comandados de Filipe Gouveia apenas foram eliminados nos Quartos de Final, ao perderem no seu reduto por 0-1 com o Vitória SC de Guimarães. Filipe Gouveia permaneceu na formação serrana para a temporada seguinte, mas novo mau arranque de campeonato ditou a sua saída do clube à 7ª jornada, com o Sporting da Covilhã no penúltimo lugar da classificação da divisão secundária. Que memórias existem do técnico Filipe Gouveia com no emblema covilhanense?

Actualizado em Terça, 18 Maio 2021 08:55
 
SC Covilhã 3 GD Estoril Praia 2
Domingo, 16 Maio 2021 00:00

Tiago Moreira tenta levar a melhor sobre Pedro Empis

Manutenção garantida! Com uma vitória por 3-2 sobre o já campeão Grupo Desportivo Estoril Praia, o Sporting Clube da Covilhã alcançou o objectivo de permanecer na Segunda Liga na temporada 2021/2022, o que acontecerá pela 14ª época consecutiva.

Este jogo até começou mal para as cores serranas, visto que logo aos 3 minutos, um forte remate de Lazare Amani, ainda fora da grande área local, colocou a formação visitante na dianteira do marcador. No entanto, a vantagem estorilista não foi muito duradoura, porque aos 9 minutos aconteceu o golo do empate, com Gleison a cobrar um canto na direita para o cabeceamento de Jaime Simões, sofrendo a bola um desvio em Hugo Basto para a sua própria baliza. A esta fase frenética seguiu-se uma partida mais calma, mas que voltaria a agitar-se antes do tempo de intervalo, pois, aos 45+3 minutos, o árbitro Carlos Macedo considerou que Jaime fez falta sobre Lazare em plena área serrana e assinalou um pontapé de penálti, que Hugo Basto aproveitou para adiantar de novo os forasteiros no "placard".

Na segunda parte, a equipa liderada por Bizarro demonstrou de imediato que queria evitar a derrota neste encontro, com destaque para dois lances: primeiro, foi Areias que rematou para uma intervenção espectacular do guardião Nuno Macedo; depois, foi Jean Felipe a apontar um livre directo que levou a redonda a bater na parte superior da barra da baliza do Estoril. Até que aos 71 minutos, um cruzamento de Jean Felipe proporcionou o cabeceamento de Areias para defesa de Nuno Macedo, mas que acabou por deixar escapar a redonda para o tento da igualdade. A reacção dos comandados de Bruno Pinheiro foi bastante perigosa e só não regressaram a uma posição de vantagem devido a uma excelente defesa do guarda-redes Léo Navacchio aos 79 minutos, que impediu o êxito da iniciativa de Harramiz. O jogo estava movimentado e aos 82 minutos surgiu o golo que ditou o triunfo serrano, com Filipe Cardoso a cruzar da esquerda para a cabeça de Enoh fazer o 3-2 que foi resultado final, provocando visíveis festejos nas hostes locais. O Estoril ainda procurou o empate nos derradeiros instantes, porém, foi o onze covilhanense que esteve perto de aumentar a contagem por Areias aos 90+2 minutos. O Sporting da Covilhã colocou assim um ponto final numa série de oito jogos sem vencer e terminou com as dúvidas que ainda subsistiam sobre a permanência na Segunda Liga, encerrando o campeonato com uma deslocação ao terreno do Académico de Viseu no próximo fim de semana.

Texto: Eugénio Lopes.

Fotografia: Filipe Pinto - Foto Académica.

Ficha de jogo: https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20202021/ligaportugalsabseg/33/4

Actualizado em Domingo, 16 Maio 2021 15:58
 
Fabinho
Terça, 11 Maio 2021 00:00

Fabinho percorreu todos os escalões jovens do FC Porto, com excepção de uma época nos juvenis do Padroense no âmbito do protocolo existente entre os dois clubes, tendo efectuado a sua estreia a nível sénior com a camisola do Fiães SC na 2ª Divisão B. A carreira de Fabinho prosseguiu depois por FC Arouca, SC Espinho, FC Tirsense e Salgueiros 08, antes de assinar pelo Sporting da Covilhã na época 2015/2016. Nas duas temporadas em que envergou a camisola serrana, Fabinho não foi um jogador muito utilizado no meio campo do principal onze covilhanense, tendo ainda actuado pela equipa B no Distrital da Associação de Futebol de Castelo Branco. A meio da segunda época com as cores serranas, Fabinho rumou à AD Oliveirense, seguindo depois para o Gondomar SC, que representa actualmente no Campeonato de Portugal. Que recordações ficaram da passagem de Fabinho pelo nosso clube?

Actualizado em Terça, 11 Maio 2021 08:38
 
SL Benfica B 1 SC Covilhã 1
Sábado, 08 Maio 2021 00:00

A conquista de um ponto pelo Sporting Clube da Covilhã na deslocação ao reduto da equipa B do Sport Lisboa e Benfica pode significar a manutenção do emblema serrano na Segunda Liga, no entanto ainda é necessário aguardar pelos restantes jogos da 32ª jornada para que esse objectivo possa ser imediatamente alcançado.

A formação lisboeta entrou melhor no encontro e o guardião Léo Navacchio não demorou a ser chamado ao trabalho para manter as redes covilhanenses invioláveis, contudo, aos 22 minutos, o conjunto local abriu mesmo o marcador por intermédio de Henrique Araújo, que converteu em golo um pontapé de penálti resultante da acção de Tiago Moreira com o braço. Contudo, os comandados de Bizarro estiveram pouco tempo em posição de desvantagem, visto que assinaram o tento do empate aos 24 minutos, quando Jaime Simões cabeceou certeiro na sequência de um canto, fixando o 1-1 que viria a ser resultado final.

Na segunda parte, a partida teve até mais lances perigosos, de forma repartida na fase inicial, mas mais para as cores serranas nos derradeiros vinte minutos. Os guarda-redes Léo Navacchio e Svilar estiveram em bom plano e evitaram novas mexidas no "placard", porém, com mais intervenções do guardião belga, que efectuou defesas que impossibilitaram a vitória covilhanense. Mas não foi só Svilar que impediu o sucesso visitante, pois, a pontaria pouco afinada também esteve presente nalguns lances. Aos 72 minutos, os serranos pediram a expulsão de Tomás por falta dura sobre Gleison, todavia, o árbitro Bruno Rebocho entendeu que o cartão amarelo era suficiente para a acção do defensor benfiquista. O Sporting da Covilhã somou desta forma o oitavo jogo consecutivo sem vencer, mas os empates que tem conquistado poderão chegar para garantir a permanência na Segunda Liga, seguindo-se a recepção ao Estoril Praia na próxima ronda do campeonato.

Texto: Eugénio Lopes.

Ficha de jogo: https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20202021/ligaportugalsabseg/32/7

Actualizado em Sábado, 08 Maio 2021 20:15
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 3 de 208
Livro História SCC
.
fa

Livro História do Sporting Clube da Covilhã 1923-1990 disponível para aquisição na Foto Académica, localizada nas Escadas do Quebra Costas n.º 2 - Covilhã

ATLETAS
JOGADORES DE A a Z:
TREINADORES
OUTRAS FIGURAS
ENTREVISTAS
EVENTOS
CONTACTOS
OUTROS
REDES SOCIAIS

face

SPONSOR

Gigarte - Design e Comunicação

ESTATÍSTICA
Visualizações de conteúdos : 2446178