História do Sporting Clube da Covilhã
Jamali
Terça, 24 Agosto 2021 00:00

A estreia do iraniano Jamali no futebol português foi através do Sporting da Covilhã, sendo um dos reforços do nosso clube a meio da temporada 2013/2014, com proveniência do Mes Rafsanjan FC do seu país natal. Alireza Jamali jogava como médio ofensivo, mas apenas participou num encontro oficial do emblema serrano, em concreto, quando entrou durante a segunda parte na partida com o Atlético CP a contar para a 35ª jornada da 2ª Liga. Nessa época em que Jamali esteve no conjunto covilhanense, o 15º lugar foi a posição final na tabela classificativa do escalão secundário, garantindo assim mais uma presença nesta divisão. Jamali regressou depois ao Irão, no entanto, voltaria a actuar em Portugal anos mais tarde, desta vez em representação do Lusitano FC de Vila Real de Santo António, que militava na Série H do Campeonato de Portugal. Que memórias existem de Alireza Jamali com as cores serranas?


Actualizado em Terça, 24 Agosto 2021 08:47
 
UD Vilafranquense 1 SC Covilhã 1
Segunda, 23 Agosto 2021 00:00

O Sporting Clube da Covilhã continua sem perder na actual edição da Segunda Liga, visto que nesta jornada conquistou um ponto na viagem até ao terreno da União Desportiva Vilafranquense, com o golo apontado por Jô aos 66 minutos a fixar o resultado em 1-1.

Os comandados de Wender entraram melhor no jogo e não demoraram a ameaçar as redes locais, mas a pontaria pouco afinada e a atenção do guardião Luís Ribeiro impediram o sucesso das iniciativas de Jô e Ahmed. Com o avançar do relógio, o Vilafranquense equilibrou a partida e o nulo não voltou a estar em grande perigo até ao tempo de intervalo.

Na segunda parte, os serranos voltaram a entrar na partida com sinal mais e novamente com uma situação perigosa para as hostes ribatejanas, visto que aos 49 minutos, um remate rasteiro de Arnold obrigou Luís Ribeiro a boa intervenção. Apesar do ascendente covilhanense, o golo inaugural foi festejado pelo conjunto local aos 61 minutos, quando na sequência de um canto na esquerda, Balla Sangaré atirou para defesa de Léo Navacchio, sobrando a bola para a recarga triunfal de Belkheir. A reacção serrana não se fez esperar e aos 66 minutos Jô apontou o tento da igualdade, através de um eficaz cabeceamento após cruzamento de Jean Felipe na direita. O jogo continuou animado e com alguns lances que colocaram em causa o empate, porém, o 1-1 seria mesmo o resultado final ao ouvir-se o derradeiro apito do árbitro Bruno Costa. Com este ponto, o Sporting da Covilhã integra agora o grupo de clubes que estão no 2º lugar da classificação, seguindo-se a recepção à equipa B do FC Porto no próximo domingo.

Texto: Eugénio Lopes.

Ficha de jogo: https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20212022/ligaportugalsabseg/3/8

Actualizado em Terça, 24 Agosto 2021 09:03
 
Prince Agyemang
Terça, 17 Agosto 2021 00:00

O médio ganês Prince Agyemang começou por destacar-se no campeonato do seu país, continuando em bom plano na 1ª Liga da República da Irlanda, onde jogou com regularidade no sector intermediário do Limerick FC, um dos clubes históricos daquela nação europeia. A chegada de Prince ao Sporting da Covilhã aconteceu na época 2016/2017, tendo envergado a camisola serrana em 23 jogos oficiais, nos quais demonstrou uma capacidade técnica relevante, ajudando o nosso emblema a terminar a 2ª Liga num tranquilo 8º lugar. A carreira de Prince prosseguiu posteriormente pelo escalão secundário dos Estados Unidos da América e pela 1ª Liga da Letónia, na qual actuou pelo FK Liepaja e Valmiera FC. Que lembranças persistem de Prince no onze serrano?

Actualizado em Terça, 17 Agosto 2021 08:58
 
SC Covilhã 2 Académico de Viseu FC 1
Domingo, 15 Agosto 2021 00:00

Arnold avança perante a oposição viseense

Grande início de época do Sporting Clube da Covilhã, que continua a somar êxitos em cima de êxitos, conseguindo nesta jornada vencer o Académico de Viseu Futebol Clube por 2-1, com golos assinados por Jô e Arnold, garantindo assim seis pontos nas duas primeiras rondas da Segunda Liga.

Os adeptos serranos tiveram motivo para festejar logo aos 10 minutos, quando o avançado Jô cabeceou triunfalmente na área visitante após um cruzamento de Jean Felipe na direita, inaugurando desta forma o marcador no Estádio Santos Pinto. A resposta do Académico não se fez esperar, mas a defensiva local esteve em bom plano e foi evitando maiores perigos para a baliza de Léo Navacchio. Sempre muito atento a rápidas saídas para o contra ataque, o onze covilhanense aumentou a vantagem aos 34 minutos por intermédio de Arnold, que foi progredindo com a bola para depois rubricar um forte remate para as redes viseenses, provocando nova alegria nas hostes locais. E em cima dos 45 minutos, a contagem esteve quase a ser dilatada por Diogo Almeida, porém, o dianteiro serrano atirou por cima diante do guardião Janota e as duas bolas de diferença permaneceram para o tempo de intervalo.

Na etapa complementar, o Académico surgiu mais perigoso e reduziu a desvantagem aos 56 minutos através de um tento de André Claro, que encostou a redonda para as redes locais a passe de Pica. Os comandados de Wender passaram então por maiores dificuldades, visto que o conjunto visitante estava mais forte e ameaçava igualar a partida, mas a atenção dos defensores serranos e as intervenções de Léo Navacchio foram impossibilitando o objectivo academista. Os covilhanenses não se limitavam a acções defensivas e tentaram com frequência avançar com perigo para a área adversária, como aconteceu aos 78 minutos, em que Diogo Almeida cruzou da esquerda para Jean Felipe atirar para uma defesa espectacular de Janota, quando os apoiantes serranos já gritavam golo. O emblema visitante ainda efectuou umas últimas tentativas para chegar ao empate nos derradeiros momentos do jogo, mas o cenário já não estava tão favorável para as suas intenções, até porque aos 90 minutos, Pica foi expulso por acumulação de cartões amarelos. Com o último apito do árbitro Iancu Vasilica, o Sporting da Covilhã celebrou a conquista de mais três pontos, seguindo assim na frente da classificação da Segunda Liga, com a próxima jornada a ter agendada uma deslocação ao terreno do Vilafranquense.

Texto: Eugénio Lopes.

Fotografia: Filipe Pinto - Foto Académica.

Ficha de jogo: https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20212022/ligaportugal2/2/8

Actualizado em Segunda, 16 Agosto 2021 09:28
 
Yannick Makota
Terça, 10 Agosto 2021 00:00

O camaronês Yannick Makota foi um promissor ponta de lança nas selecções jovens do seu país, que chegou a representar no Campeonato do Mundo de Sub-20 em 2011, numa prova disputada na Colômbia e onde jogou na partida diante de Portugal na fase de grupos. No entanto, a sua carreira não terá evoluído como perspectivava, visto que Yannick não conseguiu melhor do que jogar nos escalões secundários de França e de Inglaterra, antes de assinar pelo Sporting da Covilhã para a época 2014/2015. Numa temporada muito boa para as cores serranas, que lutaram pela subida à 1ª Liga até aos últimos instantes do campeonato, Yannick foi um jogador pouco utilizado, pois, apenas participou em oito encontros oficiais, nos quais apontou um golo na vitória por 1-3 na visita ao FC Cesarense para a Taça de Portugal. No final da temporada, Yannick rumou às divisões inferiores de França, continuando depois no mesmo registo na Bélgica e na Itália, contudo, saliente-se a sua passagem pelos principais campeonatos da Macedónia do Norte (FK Pobeda) e do Luxemburgo (AS Jeuness D'Esch, pelo qual jogou na Liga Europa), com um número de golos mais interessante. Que memórias ficaram de Yannick com a camisola covilhanense?

Actualizado em Terça, 10 Agosto 2021 09:04
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 2 de 211
Livro História SCC
.
fa

Livro História do Sporting Clube da Covilhã 1923-1990 disponível para aquisição na Foto Académica, localizada nas Escadas do Quebra Costas n.º 2 - Covilhã

ATLETAS
JOGADORES DE A a Z:
TREINADORES
OUTRAS FIGURAS
ENTREVISTAS
EVENTOS
CONTACTOS
OUTROS
REDES SOCIAIS

face

SPONSOR

Gigarte - Design e Comunicação

ESTATÍSTICA
Visualizações de conteúdos : 2511737