História do Sporting Clube da Covilhã
Christophe
Quarta, 10 Agosto 2011 09:21

Christophe integrou o plantel do Sporting da Covilhã durante cinco épocas, entre 1994 e 1999, tendo começado logo com uma temporada de sucesso, visto que os serranos ficaram em 2º lugar na Série C da 3ª Divisão e garantiram o regresso à 2ª Divisão B. E na época seguinte, o polivalente médio Christophe participou em nova subida de escalão, desta vez à 2ª Divisão de Honra, pois, o Sporting da Covilhã venceu a Zona Centro da 2ª Divisão B após acesa luta com a Naval. Em 1996/1997, a época serrana terminou com uma derrota no terreno do Desportivo de Beja, que ditou a descida de divisão, mas o emblema covilhanense empenhou-se em voltar ao patamar perdido, o que foi conseguido após novo triunfo na Zona Centro da 2ª Divisão B em 1998/1999, com Christophe a somar assim mais um êxito na sua carreira, antes de passar a envergar a camisola de outras equipas da região. Que mais haverá a acrescentar sobre Christophe? 

Actualizado em Quarta, 10 Agosto 2011 09:27
 
Naval 1º de Maio 2 SC Covilhã 1
Sábado, 06 Agosto 2011 19:33

Na 2ª jornada da Bwin Cup, o Sporting Clube da Covilhã somou a segunda derrota na prova, agora no campo da Associação Naval 1º de Maio, num resultado que ficou definido logo na primeira parte do encontro.

Talvez inspirada pelo tempo ameno, esta partida teve um início electrizante, senão veja-se a seguinte sequência: aos 2 minutos, um cabeceamento de Pedro Ribeiro passou muito perto da baliza local; aos 4 minutos, após uma primeira defesa de Nuno Santos na sequência de um canto, Godinho inaugurou o marcador; e aos 6 minutos, um forte remate de Filipe Fernandes colocou as equipas novamente empatadas. O jogo entrou depois numa fase calma, mas revelando um Covilhã mais rematador (Gabi aos 17 minutos e Pedro Ribeiro aos 22), porém, foi a Naval que fez o 2-1 aos 35 minutos, quando Hugo Santos concluiu com êxito uma jogada com Roberto. Os locais animaram-se e ameaçaram aumentar a vantagem aos 41 minutos, contudo, Nuno Santos estava atento ao livre apontado pelo inevitável Hugo Santos. Ao intervalo: 2-1.

Na segunda parte, os serranos não demoraram a procurar a igualdade, mas uma boa defesa de Taborda impediu que Pedro Ribeiro alcançasse esse objectivo aos 50 minutos. No entanto, a Naval não se limitou a segurar a vantagem e conseguiu alguns lances perigosos para as redes visitantes, chegando mesmo a introduzir a bola na baliza de Nuno Santos em duas ocasiões, mas ambas precedidas de faltas devidamente assinaladas pela arbitragem. O Covilhã bem se esforçou para não sair derrotado da Figueira da Foz, mas acabou o encontro dominado por uma Naval que teve duas boas situações para dilatar a diferença, algo que só não aconteceu devido à pontaria desafinada de Previtali. Com esta derrota, o Sporting da Covilhã está praticamente afastado da Bwin Cup, embora ainda falte disputar a 3ª jornada, que terá lugar na próxima semana com uma visita ao terreno do Arouca.

Texto: Eugénio Lopes.

Ficha de Jogo: http://www.lpfp.pt/bwincup/pages/jogo.aspx?epoca=20112012&jornada=2&jogo=7272

Actualizado em Segunda, 08 Agosto 2011 08:58
 
Figueiredo
Quarta, 03 Agosto 2011 08:56

Figueiredo chegou ao Sporting da Covilhã na temporada 1966/1967, proveniente de Angola (onde jogou no SC Lobito, FC Lobito e SC Bié), para representar o clube durante quatro épocas, três delas na 2ª Divisão Nacional e a última no terceiro escalão. Na temporada de estreia de Figueiredo com as cores serranas, o nosso emblema conseguiu o 4º lugar no patamar secundário e na época seguinte realizou uma campanha interessante na Taça de Portugal, em que depois de eliminar Peniche e Gouveia, foi afastado pelo FC Porto nos Oitavos de Final. No entanto, em 1968/1969 a despromoção para a 3ª Divisão Nacional foi mesmo uma realidade, com os covilhanenses a não conseguirem sair de imediato desse escalão, visto que não foram além do 3º lugar da Série B, após intensa luta com União de Coimbra e Alba. Figueiredo começou por actuar no meio campo, mas depois assumiu destaque na linha defensiva, existindo certamente outras recordações das suas exibições…

Actualizado em Terça, 27 Dezembro 2011 10:06
 
SC Covilhã 0 CD Santa Clara 1
Domingo, 31 Julho 2011 19:26

Filipe Fernandes persegue André Simões

A contar para a 1ª jornada da Bwin Cup, o Sporting Clube da Covilhã recebeu o Clube Desportivo Santa Clara, que manteve a tradição de alcançar bons resultados em terras serranas, conquistando mais uma vez os três pontos em disputa, agora através de um golo apontado por Lourenço no início da segunda parte.

Os locais começaram a partida em 1x4x3x3, com Nuno Santos na baliza e Dani Coelho, Gégé, Ricardo Rocha e Joel na defesa, ficando o meio campo sob a responsabilidade de Filipe Fernandes, Milton e Gabi, enquanto o ataque foi composto por Zezinho, Amian e Pedro Ribeiro. Apesar da elevada temperatura (34ºC), o encontro teve um início movimentado, com o Covilhã a criar perigo logo aos 5 minutos, quando Zezinho cruzou na direita para o desvio de cabeça de Pedro Ribeiro, mas a bola foi desviada das redes açorianas pelo corpo de Stefanovic. Na resposta, o Santa Clara obrigou o guardião Nuno Santos a uma intervenção atenta por intermédio de Minhoca, num lance que marcou o declínio do ritmo de jogo, principalmente tendo em conta tão prometedor começo. Neste período mais monótono, os visitantes tiveram maior posse de bola e tentaram actuar mais tempo no meio campo contrário, contudo, foram os serranos que assinaram o lance que fez agitar a bem composta bancada até ao tempo de descanso, porque aos 27 minutos, um remate de Milton foi desviado pela defensiva contrária, sobrando a bola para Pedro Ribeiro atirar um pouco ao lado das redes forasteiras. Ao intervalo: 0-0.

 Pedro Ribeiro esteve perto de bater Stefanovic

Na etapa complementar aconteceu o único golo da partida logo aos 49 minutos, com Lourenço a apontar um livre directo que levou a bola contra a barreira, sofrendo uma mudança de trajectória que surpreendeu o guarda-redes Nuno Santos e fixou o resultado em 0-1. Em desvantagem no marcador, os locais tentaram uma reacção, incluindo no banco de suplentes, visto que Tulipa trocou Zezinho por Hélder Rodrigues, mas o melhor que conseguiram foi um cabeceamento de Gégé ao lado na sequência de um livre aos 62 minutos. O Covilhã sentia muitas dificuldades perante a bem organizada defensiva açoriana, o que obrigou Tulipa a refrescar o meio campo (Dani Matos no lugar de Filipe Fernandes) e o ataque (Andrézinho na posição de Pedro Ribeiro), mas sem resultados práticos no relvado. As hostes locais ainda se animaram aos 88 minutos, pois, Platini deu uma cotovelada em Joel e deixou o Santa Clara reduzido a dez unidades, porém, os serranos nunca colocaram em dúvida o triunfo visitante, mesmo com Ricardo Rocha integrado no ataque como ponta de lança. O Sporting da Covilhã sofreu assim uma derrota na estreia da Bwin Cup, precisando agora de recuperar estes pontos perdidos na 2ª jornada da prova, que será no terreno da Naval 1º Maio, já no próximo fim de semana.

Texto: Eugénio Lopes.

Fotografias: Filipe Pinto - Foto Académica.

Ficha de Jogo: http://www.lpfp.pt/bwincup/pages/jogo.aspx?epoca=20112012&jornada=1&jogo=7265

Actualizado em Segunda, 01 Agosto 2011 09:08
 
Inácio Brito
Quarta, 27 Julho 2011 08:59

Inácio Brito chegou ao Sporting da Covilhã em 1983/1984, depois das boas épocas que rubricou ao serviço do SC Barco, onde ajudou o clube da sua freguesia a vencer o Distrital de Castelo Branco e a participar na 3ª Divisão Nacional. O sucesso de Inácio Brito teve continuidade no emblema covilhanense, visto que contribuiu para o triunfo da formação serrana na Zona Centro da 2ª Divisão em 1984/1985, com o consequente regresso ao escalão mais alto do futebol nacional, no qual Inácio Brito envergou a camisola do SC Covilhã em 14 jogos, tendo apontado dois golos. Os serranos desceram de divisão, mas na temporada seguinte voltaram a festejar nova subida, com Inácio Brito a dar o seu contributo para o título nacional da 2ª Divisão, contudo, o avançado prosseguiu depois a carreira noutros clubes, tais como Estrela de Portalegre, Juventude de Évora e Alcains. Que outras memórias existem de Inácio Brito?

Actualizado em Quarta, 27 Julho 2011 09:08
 
<< Início < Anterior 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 Seguinte > Final >>

Pág. 148 de 154
Livro História SCC
.
fa

Livro História do Sporting Clube da Covilhã 1923-1990 disponível para aquisição na Foto Académica, localizada nas Escadas do Quebra Costas n.º 2 - Covilhã

ATLETAS
JOGADORES DE A a Z:
TREINADORES
OUTRAS FIGURAS
ENTREVISTAS
EVENTOS
CONTACTOS
OUTROS
REDES SOCIAIS

face

SPONSOR

Gigarte - Design e Comunicação

ESTATÍSTICA
Visualizações de conteúdos : 1427646