História do Sporting Clube da Covilhã
Sp. Covilhã vs Porto - 1ª Divisão Campeonato Nacional 87/88
Sábado, 23 Fevereiro 2013 19:43

Actualizado em Sábado, 23 Fevereiro 2013 19:44
 
4º Aniversário
Quinta, 21 Fevereiro 2013 22:39

A elaboração de um blogue alusivo à História do Sporting Clube da Covilhã foi concretizada em 22 de Fevereiro de 2009, mas devido ao êxito da iniciativa e à proporção que tomou, tornou-se necessária a sua transformação em site, numa decisão que consideramos extremamente positiva e que conta até ao momento com mais de 170 mil visualizações.

O actual espaço está em constante processo de melhoramento, tendo sido actualizados todos os planteis do clube, incluindo informações sobre a proveniência dos jogadores, assim como foi introduzida a galeria “Presidentes SCC”, onde estão a ser colocados em destaque aqueles que lideraram o emblema serrano ao longo dos tempos. A propósito, diga-se que após uma pesquisa que durou cerca de dois anos, vai ser possível realizar uma galeria fotográfica com todos os presidentes do Sporting Clube da Covilhã, numa iniciativa que será articulada com a Direcção do clube, visto que poderá estar disponível na sede social a partir do dia 02 de Junho deste ano, altura da celebração do 90º aniversário do emblema serrano.

Todo o trabalho efectuado em prol do site resulta não só do empenho da respectiva equipa, mas também de todos os que têm contribuído com fotografias e outro material, desde antigos atletas, familiares de dirigentes/jogadores, jornalistas, fotógrafos, sócios e simpatizantes do Sporting da Covilhã, visto que sem esta ajuda seria muito mais difícil a execução da missão que pretendemos. As novas tecnologias têm possibilitado que a nossa rede de contactos não esteja circunscrita a Portugal, pois, temos recebido contributos dos mais diversos países, desde da Ásia à América do Sul.

Neste 4º aniversário, queremos manifestar a nossa intenção de manter a mesma dinâmica, esperando que possamos continuar a contribuir para uma maior visibilidade da história deste enorme emblema que é o Sporting Clube da Covilhã, uma bandeira da cidade, da região e do país!

 
António Borges
Quarta, 20 Fevereiro 2013 00:00

António Borges assinou pelo Sporting da Covilhã na temporada 1987/1988, tendo anteriormente representado diversos emblemas, alguns deles no principal escalão do futebol português, em concreto, Varzim, Desportivo de Chaves e SC Braga. Foi na formação transmontana que as exibições de António Borges assumiram maior destaque, ao ponto de estar pré-convocado para representar a selecção de Portugal no Campeonato Mundial de 1986, disputado no México. Com as cores serranas, o avançado António Borges esteve apenas uma época, com o nosso clube a disputar na altura a 1ª Divisão Nacional, embora sem conseguir escapar à despromoção ao escalão secundário, tendo António Borges participado em 22 jogos e assinado um golo. Com a descida de divisão do emblema covilhanense, António Borges rumou ao Felgueiras, deixando certamente várias memórias das suas capacidades futebolísticas…

Actualizado em Terça, 19 Fevereiro 2013 15:40
 
FC Arouca 3 SC Covilhã 0
Domingo, 17 Fevereiro 2013 00:00

O Sporting Clube da Covilhã continua a atravessar uma fase negativa na Segunda Liga, somando já o sexto jogo consecutivo sem qualquer triunfo, visto que nesta jornada foi derrotado no terreno do Futebol Clube de Arouca por 3-0, com o goleador Joeano a apontar todos os golos da partida.

A formação serrana foi a primeira a criar perigo logo aos 8 minutos, com o guardião Serginho a passar por dificuldades perante o remate de Pedro Henrique e a respectiva recarga de Tarcísio, no entanto, foi o Arouca que inaugurou o marcador no minuto seguinte, quando Joeano atirou para o fundo das malhas visitantes. O Covilhã tentou reagir à desvantagem, mas apenas uma acção merece saliência, quando foi reclamada uma grande penalidade por Miguel Oliveira ter eventualmente jogado a bola com o braço em plena área, contudo, o árbitro Pedro Proença não viu qualquer infracção e mandou seguir o encontro. O jogo estava movimentado, mas sem demasiado perigo para os sectores defensivos, com excepção para o minuto 31, em que a equipa local ameaçou festejar novo golo, porém, o remate de Dani foi bem defendido por Jorge Baptista. Aos 40 minutos, o treinador Fanã foi obrigado a colocar Fabrício no lugar de Pedro Henrique, que teve de sair lesionado na sua estreia como titular nos covilhanenses. Ao intervalo: 1-0.

Na segunda parte, o Covilhã surgiu apostado em chegar à igualdade, com Paulo Grilo a dar o primeiro sinal de perigo aos 50 minutos, obrigando o guarda-redes Serginho a uma intervenção atenta para canto. Contudo, o Arouca revelou-se muito forte nas situações de contra ataque e demonstrou porque está em posição de ascender à Primeira Liga, estando próximo de dilatar a diferença aos 64 minutos, quando Luís Pinto atirou para uma grande defesa de Jorge Baptista. Todavia, esta iniciativa foi o prenúncio do que se verificou volvidos alguns instantes, em que Joeano apareceu isolado e rematou com êxito para as redes serranas. Os forasteiros ainda procuraram reduzir a desvantagem, mas sem consequência na hora da finalização, no entanto, os locais continuaram a apresentar-se mais perigosos nas contra ofensivas, com Luís Pinto a falhar uma clara ocasião de golo aos 81 minutos, algo que não se verificou com o inevitável Joeano aos 87 minutos, que cabeceou eficazmente para o 3-0 que seria resultado final. Com este desfecho, o Sporting da Covilhã ficou em igualdade pontual com o Trofense na luta pela fuga à despromoção, precisamente o próximo visitante do Complexo Desportivo no domingo, numa partida que assume fundamental importância para as cores serranas.

Texto: Eugénio Lopes.

Ficha de Jogo: http://www.lpfp.pt/segunda_liga/pages/jogo.aspx?epoca=20122013&jornada=28&jogo=7706

Actualizado em Domingo, 17 Fevereiro 2013 18:26
 
Luizinho
Quarta, 13 Fevereiro 2013 00:00

O guineense Luizinho foi contratado pelo Sporting da Covilhã para a época 2004/2005, sendo proveniente da formação açoriana do Lusitânia, permanecendo no emblema serrano durante três temporadas consecutivas. Logo na primeira época, o avançado Luizinho contribuiu com dez golos para o sucesso serrano na Zona Centro da 2ª Divisão B, visto que o 1º lugar permitiu a subida à 2ª Divisão de Honra. Nesse escalão, Luizinho marcou cinco tentos, mas o emblema covilhanense acabou por descer de divisão ao não conseguir melhor do que o célebre empate (5-5) com o Desportivo de Chaves na última jornada da competição. Luizinho ficou no clube no regresso à 2ª Divisão B, mas apenas apontou dois golos, com os serranos a não conseguirem melhor do que o 4º lugar na Série C. A carreira de Luizinho levou depois o rumo de outros clubes, nomeadamente, Lousada, Nelas, Académico de Viseu, Macedo de Cavaleiros e Vianense, mas deixando certamente recordações das suas prestações com a camisola serrana…

Actualizado em Quarta, 13 Fevereiro 2013 09:57
 
<< Início < Anterior 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 Seguinte > Final >>

Pág. 152 de 192
Livro História SCC
.
fa

Livro História do Sporting Clube da Covilhã 1923-1990 disponível para aquisição na Foto Académica, localizada nas Escadas do Quebra Costas n.º 2 - Covilhã

ATLETAS
JOGADORES DE A a Z:
TREINADORES
OUTRAS FIGURAS
ENTREVISTAS
EVENTOS
CONTACTOS
OUTROS
REDES SOCIAIS

face

SPONSOR

Gigarte - Design e Comunicação

ESTATÍSTICA
Visualizações de conteúdos : 2142950