
Ernesto Cruz nasceu na Covilhã á 11 de novembro de 1906. Industrial e empresário de sucesso, impulsionador da indústria de lanifícios. Foi casado com D. Ilda Cândida Mac-Bride Casaleiro Torres Cruz. Teve cinco filhos.
Em 1923, com dezassete anos, fez parte da primeira equipe do Sporting Clube da Covilhã. Juntamente como o seu irmão Júlio Cruz, ambos fizeram parte dos primeiros jogos disputados pelo Sporting da Covilhã.
Iniciou-se no dirigismo em 1936 fazendo parte da direção do presidente Dr. Aprígio Cunha Tarouca. Nas épocas de 1943/45, 1946/48 e 1958/61, passou a desempenhar funções de presidente do Sporting Clube da Covilhã. Foi Presidente da Assembleia Geral, nas épocas 1941/43 e 1965/67. Na época de 1947/48, consegue o grande feito de fazer subir o Sporting Clube da Covilhã pela primeira vez a primeira divisão.
O presidente Ernesto Cruz foi sem dúvida um dos grandes impulsionadores do sucesso da subida á primeira divisão. Para isso contribuiu a contratação do treinador Janos Szabo, assim como excelente grupo de atletas, muitos deles contratados também como funcionários da sua empresa.
Destacou-se ainda como grande mentor de várias campanhas para ajudar o clube em situações de crises financeiras, fazendo várias comissões de donativos e várias campanhas de sócios. Muitos dos seus funcionários fizeram-se sócios do clube, ajudando voluntariamente com uma pequena parcela dos seus ordenados.
Ernesto Cruz foi sócio gerente de várias firmas, chegou a ter mais de seiscentos funcionários, foi diretor do Grémio dos Industriais de Lanifícios da Covilhã, Presidente do Clube União e chegou a ser o sócio nº 7 do Sporting Clube de Portugal. Foi sem dúvida um dos grandes nomes da história do Sporting Clube da Covilhã. Faleceu em 1969 com 62 anos de idade.
Texto – Miguel Saraiva
|
Comentários
Subscreva o RSS dos comentários