
O Sporting Clube da Covilhã alcançou na derradeira jornada da 2ª Liga uma vitória por 0-1 no terreno do Club de Football Estrela da Amadora, o que permite o acesso à liguilha para a manutenção neste escalão, que será decidida em dois jogos com o FC Alverca.
O conjunto serrano, que teve o apoio de cerca de 400 adeptos no Estádio José Gomes, entrou mais forte na partida, numa tentativa de chegar ao golo que permitisse maior tranquilidade nesta encontro decisivo. No entanto, a postura covilhanense não foi suficiente para perturbar seriamente a defensiva local, que foi resolvendo com eficácia as iniciativas opositoras, até que aos 25 minutos surgiu o primeiro lance de perigo, quando André Almeida cabeceou ao lado em plena área tricolor. Os serranos voltaram a ameaçar colorir o marcador aos 32 minutos por intermédio de Tembeng, que atirou para uma boa intervenção do guardião Hidalgo, efectuando depois a recarga com um remate por alto. As notícias vindas da Póvoa de Varzim começavam a ser procupantes, até porque os comandados de Leonel Pontes não conseguiram desfazer o nulo até ao intervalo.
A segunda parte foi sorridente para as cores serranas logo na fase inicial, visto que aos 49 minutos, Helitão cabeceou com êxito a bola cruzada por Jean Felipe e provocou uma explosão de alegria nas hostes forasteiras. Com a vantagem no marcador, o Covilhã virou a sua atenção para o sector defensivo, de modo a não ser surpreendido pelo Estrela, e o certo é que o tempo foi passando e apenas um ou outro lance provocaram algum nervosismo na equipa covilhanense. Os serranos não se limitaram a defender e o atacante Camilo Triana veio criar algumas dificuldades ao extremo reduto estrelista, contudo, o mais importante foi o derradeiro apito do árbitro João Pinheiro, que selou o resultado 0-1, num desfecho que possibilita a presença do Sporting da Covilhã na liguilha que poderá valer a permanência na 2ª Liga após dois encontros com o FC Alverca.
Texto: Eugénio Lopes.
Fotografia: Eugénio Lopes.
Ficha de jogo: https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20212022/ligaportugalsabseg/34/8
|