Josef Fabian
Sábado, 23 Abril 2011 16:28

Josef Fabian nasceu em Cluj-Napoca, na Transilvânia, uma região da Roménia com fortes ligações à Hungria. Depois de representar vários emblemas romenos e húngaros, integrou a linha avançada da talentosa equipa do Torino (campeão italiano em 1948/1949), escapando ao famoso desastre aéreo de Superga, devido a não ter embarcado por falta de passaporte.

Josef Fabian continuou a carreira em Itália, prosseguindo depois para França e Portugal, onde começou por ter protagonismo ao serviço do Sporting CP, sendo contratado pelo Sporting da Covilhã para a época de 1957/1958, em que assumiu a função de jogador-treinador.

Foi uma temporada de sucesso para os serranos, que conquistaram o título de campeões nacionais da 2ª Divisão, após acesa disputa com o Vitória de Guimarães, garantindo assim o regresso ao escalão maior na época seguinte.

No entanto, Josef Fabian não permaneceu no nosso emblema, mas haveria de voltar em 1976/1977, orientando uma equipa que ainda fez os serranos sonharem com a subida à 1ª Divisão, obtendo um 4º lugar na Zona Centro do escalão secundário. Que outras recordações existem de Josef Fabian?

 

Comentar


Livro História SCC
.
fa

Livro História do Sporting Clube da Covilhã 1923-1990 disponível para aquisição na Foto Académica, localizada nas Escadas do Quebra Costas n.º 2 - Covilhã

ATLETAS
JOGADORES DE A a Z:
TREINADORES
OUTRAS FIGURAS
ENTREVISTAS
EVENTOS
CONTACTOS
OUTROS
REDES SOCIAIS

face

SPONSOR

Gigarte - Design e Comunicação

ESTATÍSTICA
Visualizações de conteúdos : 1517387