Académica 2 SC Covilhã 0 (3-2 g. p.)
Domingo, 14 Outubro 2012 00:00

O Sporting Clube da Covilhã está fora da Taça da Liga, visto que não conseguiu segurar a vantagem de duas bolas com que chegou ao estádio da Associação Académica de Coimbra, sendo depois eliminado no desempate por pontapés da marca de grande penalidade.

Os instantes iniciais da partida foram disputados essencialmente a meio campo, embora com os locais a revelarem tendências mais atacantes, mas esbarrando numa formação serrana bem organizada e que não permitiu grandes perigos para a sua baliza. Os “estudantes” apresentavam problemas com as lesões, visto que o treinador Pedro Emanuel foi obrigado a fazer duas substituições ainda antes da meia hora. Foi precisamente nesta fase que o jogo animou: primeiro, porque na sequência de um canto, Edgar cabeceou para uma vistosa defesa de Ricardo; depois, porque Edinho inaugurou o marcador ao aproveitar uma bola solta na área visitante, isto, quando o relógio assinalava 32 minutos. O Covilhã não tremeu com a aproximação da Académica ao resultado da eliminatória, passando até a actuar mais tempo no meio contrário, contudo, sem voltar a colocar seriamente em risco as redes defendidas por Ricardo. Ao intervalo: 1-0.

A equipa de Coimbra regressou mais forte para a segunda parte, pressionando eficazmente os opositores na zona intermediária e obrigando o guardião Jorge Baptista a redobrada atenção para evitar novos festejos locais. No entanto, a Académica tanto tentou que acabou mesmo por chegar ao segundo golo aos 72 minutos, com Edinho a cabecear correctamente um cruzamento de Marinho, igualando assim a eliminatória. A situação ficou complicada para os serranos, que tinham agora pela frente uns conimbricenses super motivados, contudo, e apesar de uma ameaça por cada equipa, o resultado permaneceu em 2-0, sendo necessário recorrer ao desempate por pontapés da marca de grande penalidade para decidir o apurado para a fase de grupos. Não faltou emoção no desempate, com protagonismo para os dois guarda-redes (Jorge Baptista defendeu dois pontapés e Ricardo parou cinco), sendo precisas sete tentativas para cada equipa, acabando o Covilhã por ser derrotado por 3-2, ficando assim de fora desta edição da Taça da Liga. Para a próxima semana está marcada a Taça de Portugal, com o Sporting da Covilhã a deslocar-se ao terreno do Pampilhosa.

Texto: Eugénio Lopes.

Actualizado em Domingo, 14 Outubro 2012 19:55
 

Comentar


Livro História SCC
.
fa

Livro História do Sporting Clube da Covilhã 1923-1990 disponível para aquisição na Foto Académica, localizada nas Escadas do Quebra Costas n.º 2 - Covilhã

ATLETAS
JOGADORES DE A a Z:
TREINADORES
OUTRAS FIGURAS
ENTREVISTAS
EVENTOS
CONTACTOS
OUTROS
REDES SOCIAIS

face

SPONSOR

Gigarte - Design e Comunicação

ESTATÍSTICA
Visualizações de conteúdos : 2145148