José Gil Barreiros

Gil_Barreiros

José Gil Barreiros nasceu na Covilhã á 5 de Novembro de 1920. Foi casado com D. Estela Vicente Gil Barreiros e tem dois filhos (Dr. José Manuel Vicente Gil Barreiros e Dr. Luis António Vicente Gil Barreiros). Atualmente com 92 anos. Foi profissional de enfermagem e Técnico de Radiologia, no Hospital da Covilhã onde trabalhou durante cerca de 40 anos.

Inicio a sua aprendizagem de Enfermeiro radiologista nos anos 40 com o Dr. António Gomes de Oliveira, médico cirurgião e radiologista que viria a ser também presidente do SC Covilhã. Em 1954 foi para Lisboa estagiar no Sporting Clube de Portugal com o conceituado massagista /Fisioterapeuta Manuel Marques.

Começou a colaborar com o Sporting da Covilhã em 1945 em conjunto com o massagista Manuel Machado, com a partida deste por motivos profissionais em 1948, José Gil Barreiros ficou como responsável de todos os jogadores profissionais e jovens do Sporting da Covilhã.

A sua opinião era sempre respeitada tanto por treinadores como dirigentes. Foram quase 50 anos que esteve ligado ao SCC, pois deixou o clube serrano em 1995.

18

No seu consultório, onde era sócio do Dr. Alfredo dos Santos Marques, prestou sempre apoio a todos os covilhanenses que lhe pediam ajuda, assim como muitos jogadores do concelho e até esclarecimentos a muitos colegas que exerciam a sua profissão em outros clubes, chegaram a deslocar-se a Covilhã, jogadores dos destritos de Évora e Portalegre para serem vistos pelo Sr. Barreiros. Foi convidado varias vezes para representar clubes como Lusitâno de Évora, Vitória de Setúbal, Gouveia e os Belenenses quando este era treinado pelo famoso Meirim.

Foi homenageado duas vezes pela Câmara Municipal da Covilhã, nas presidencias de Jorge Pombo e Carlos Pinto, pelos “Rotários” e “Lions da Covilhã” e ainda recentemente pela Associação de Futebol de Castelo Branco, pelos bons serviços e mérito desportivo, pois Gil Barreiros chegou a dar formação para AFCB a jovens massagistas do distrito.

José Gil Barreiros continua a ser uma figura pelo qual a população Covilhanense nutre grande carinho e reconhece o prestigio que dedicou à causa desportiva e ações sociais.

Autor – Carlos Miguel Saraiva

https://www.facebook.com/#!/miguel.saraiva.18





 



 

Comentar


Livro História SCC
.
fa

Livro História do Sporting Clube da Covilhã 1923-1990 disponível para aquisição na Foto Académica, localizada nas Escadas do Quebra Costas n.º 2 - Covilhã

ATLETAS
JOGADORES DE A a Z:
TREINADORES
OUTRAS FIGURAS
ENTREVISTAS
EVENTOS
CONTACTOS
OUTROS
REDES SOCIAIS

face

SPONSOR

Gigarte - Design e Comunicação

ESTATÍSTICA
Visualizações de conteúdos : 1475730