História do Sporting Clube da Covilhã
Flávio Ferreira
Terça, 25 Junho 2019 00:00

Flávio Ferreira iniciou a actividade futebolística no AD Nogueirense, ingressando depois no FC Oliveira do Hospital, onde as capacidades demonstradas possibilitaram-lhe rumar aos juvenis da Académica de Coimbra, na qual continuou a destacar-se, tendo somado internacionalizações por Portugal nos sub-16 e sub-18. Com a conclusão dos escalões jovens no emblema academista, Flávio Ferreira foi emprestado aos seniores do Tourizense, seguindo-se novo empréstimo na temporada 2010/2011, desta vez ao Sporting da Covilhã. No nosso clube, Flávio Ferreira jogou a médio defensivo e a defesa central, tendo ajudado a agremiação serrana a alcançar a manutenção na 2ª Liga, envergando a camisola covilhanense em 22 jogos oficiais. De regresso à Académica, Flávio Ferreira salientou-se em encontros da 1ª Liga, da Taça de Portugal (colaborando na conquista conimbricense em 2011/2012, após triunfo sobre o Sporting CP no Jamor) e da Liga Europa, o que lhe proporcionou uma transferência para o Málaga CF, onde actuou na 1ª Liga espanhola. As lesões obrigaram Flávio Ferreira a um final precoce da sua carreira, mas certamente que deixou bastantes memórias das suas exibições entre os adeptos serranos…


Actualizado em Terça, 25 Junho 2019 08:04
 
Bata
Terça, 18 Junho 2019 00:00

O guineense Mutaró Embaló é conhecido no mundo do futebol por Bata, um extremo que reforçou o Sporting da Covilhã na temporada 2013/2014, após uma boa época com a camisola do Alcanenense na 3ª Divisão Nacional. Com o nosso clube a disputar a 2ª Liga, Bata não teve dificuldades de adaptação a um escalão profissional, tendo participado em 46 jogos oficiais com o emblema serrano, nos quais apontou sete golos, com a formação covilhanense a alcançar a manutenção na divisão secundária. Internacional AA pela Guiné-Bissau e com um bom desempenho na equipa serrana, Bata foi contratado pelo primodivisionário Nacional da Madeira, mas sendo emprestado ao Portimonense e ao Atlético CP. Já desvinculado do clube madeirense, Bata representou FC Penafiel, UD Oliveirense, Operário, Alcanenense, Sertanense e Oriental, jogando pela histórica formação lisboeta no Campeonato de Portugal que agora terminou. Que recordações ficaram da velocidade de Bata com as cores covilhanenses?  

 

Actualizado em Terça, 18 Junho 2019 09:40
 
Filipe Moreira
Terça, 11 Junho 2019 00:00

Filipe Moreira começou a treinar o Ericeirense bastante jovem e a partir daí comandou diversos clubes de norte a sul do país, com diversas passagens pelas ilhas, em divisões variadas, desde da 2ª Liga ao actual Campeonato de Portugal. O ingresso de Filipe Moreira no Sporting da Covilhã aconteceu na época 2012/2013, após um bom trabalho no Oriental na temporada anterior, em que lutou pela subida do conjunto lisboeta ao escalão secundário até à derradeira jornada da Zona Sul da 2ª Divisão B. No emblema serrano, a equipa comandada por Filipe Moreira teve um arranque de época empolgante ao conseguir o apuramento para a 2ª fase da Taça da Liga, mas o mesmo não aconteceu no campeonato, em que o primeiro triunfo apenas surgiu na 5ª jornada. O cenário foi-se complicando para Filipe Moreira, visto que os covilhanenses não conseguiam afastar-se dos lugares perigosos e foram eliminados da Taça de Portugal e da Taça da Liga, tendo o seu trabalho com as cores serranas terminado na 13ª jornada do campeonato, após uma derrota caseira com o SC Braga B. A carreira de Filipe Moreira continuou depois por várias equipas a nível nacional, representando neste momento o Vilafranquense no Campeonato de Portugal. Que lembranças permanecem de Filipe Moreira como técnico do nosso clube?


Actualizado em Terça, 11 Junho 2019 09:10
 
Gui
Terça, 04 Junho 2019 00:00

Proveniente da Costa do Marfim, Gui chegou ao Sporting da Covilhã no decorrer da temporada 2010/2011, ainda com idade para o escalão júnior, no entanto, foi integrado no plantel sénior, no qual permaneceu durante quatro épocas, sempre com o nosso clube a disputar a 2ª Liga. Inters Gui revelou-se um extremo de grande qualidade, representando o conjunto serrano em 87 jogos oficiais, nos quais apontou oito golos, merecendo destaque o tento que permitiu a vitória no terreno do Leixões na última jornada de 2012/2013, porque em caso de derrota nem via secretaria teria sido possível a manutenção no escalão secundário. Depois do emblema covilhanense, Gui rumou ao Vitória de Guimarães, onde foi intercalando a equipa B com a formação principal, seguindo-se Académica de Coimbra, FC Chiasso (Suíça) e os clubes georgianos Samtredia e Saburtalo, jogando actualmente neste último, onde se sagrou recentemente campeão da Geórgia. Que memórias ficaram das exibições de Gui com a camisola covilhanense? 

Actualizado em Terça, 04 Junho 2019 08:58
 
Lopes
Terça, 28 Maio 2019 00:00

Lopes efectuou um bom percurso no futebol de formação do SC Sabugal, demonstrando qualidades que possibilitaram o seu ingresso no Sporting da Covilhã na sua última temporada como júnior em 1987/1988. José Carlos Lopes jogava preferencialmente a extremo, tendo ascendido a sénior na época seguinte para permanecer no principal plantel do nosso clube durante quatro temporadas, nas quais envergou a camisola serrana em cerca de cinquenta partidas oficiais, colocando a sua assinatura em dois golos. Com o emblema covilhanense, Lopes jogou duas épocas na 2ª Divisão Nacional e as últimas duas na 2ª Divisão B, visto que entretanto os serranos não conseguiram o acesso ao novo escalão criado com a designação de 2ª Divisão de Honra. Lopes regressou depois ao seu clube de origem, o SC Sabugal, para jogar no Campeonato Distrital da AF Guarda, mas deixando certamente recordações das suas arrancadas com o equipamento serrano…

Actualizado em Terça, 28 Maio 2019 08:42
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 173
Livro História SCC
.
fa

Livro História do Sporting Clube da Covilhã 1923-1990 disponível para aquisição na Foto Académica, localizada nas Escadas do Quebra Costas n.º 2 - Covilhã

ATLETAS
JOGADORES DE A a Z:
TREINADORES
OUTRAS FIGURAS
ENTREVISTAS
EVENTOS
CONTACTOS
OUTROS
REDES SOCIAIS

face

SPONSOR

Gigarte - Design e Comunicação

ESTATÍSTICA
Visualizações de conteúdos : 1714443