História do Sporting Clube da Covilhã
SC Covilhã 0 CD Feirense 2
Sábado, 13 Agosto 2022 00:00

Nuno Rodrigues protege a redonda dos opositores

Depois de uma vitória na jornada inaugural da 2ª Liga, o Sporting Clube da Covilhã somou nesta ronda uma derrota caseira por 0-2 com o Clube Desportivo Feirense, num resultado que foi estabelecido no derradeiro quarto de hora da primeira parte.

A equipa orientada por Leonel Pontes até entrou melhor na partida, tendo ameaçado inaugurar o marcador logo aos 4 minutos, quando os remates de Beléa e de Casagrande foram devolvidos pela barreira defensiva adversária. A resposta do Feirense aconteceu aos 13 minutos, em que Tiago Dias viu a oposição do guarda-redes Bruno Bolas negar-lhe os primeiros festejos matinais. O encontro estava movimentado e foi a formação local a criar novo lance perigoso aos 25 minutos, com o brasileiro Bélea a atirar por cima em posição privilegiada para ter sucesso. Sucesso foi algo que não faltou ao conjunto visitante no último quarto de hora do primeiro tempo e logo em dose a dobrar: aos 34 minutos, um remate acrobático de Jardel colocou a bola nas redes locais e levou a alegria aos adeptos fogaceiros; e aos 42 minutos, Jorge Teixeira progrediu pelo meio campo serrano e atirou forte para o segundo golo do Feirense, que assim ganhou uma vantagem interessante antes do intervalo.

Na etapa complementar, o onze covilhanense demonstrou cedo a ambição em alterar o cenário da partida, com o recém entrado Gildo a dar o primeiro sina ao cabecear por cima aos 46 minutos. Com o avançar do relógio, os visitantes tiveram o jogo mais controlado e até estiveram perto de aumentar a contagem em algumas jogadas, principalmente, no minuto 64, em que Jardel obrigou Bruno Bolas a uma boa intervenção. Apesar das dificuldades evidenciadas no ataque, os serranos nunca deram o jogo como perdido e aos 84 minutos tiveram uma boa ocasião para dar maior emoção aos instantes finais, porém, o argentino Marsico atirou ao lado quando tinha todas as condições para ter êxito. O último apito do árbitro Iancu Vasilica selou o 0-2 como resultado final, com o Sporting da Covilhã a voltar à competição na sexta-feira, em que se deslocará ao terreno do CD Tondela.

Texto: Eugénio Lopes.

Fotografia: Filipe Pinto - Foto Académica.

Ficha de jogo: https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20222023/ligaportugalsabseg/2/5

Actualizado em Sábado, 13 Agosto 2022 14:58
 
Bokila
Terça, 09 Agosto 2022 00:00

Com nacionalidade da Bélgica e da República Democrática do Congo, o avançado Bokila actuou em diversos campeonatos, nomeadamente, Países Baixos, Eslováquia, Bulgária e Bélgica, antes de chegar a Portugal para envergar a camisola do Sporting da Covilhã na época 2016/2017, sendo proveniente do emblema belga Eendracht Aalst. Com as cores serranas, Bokila participou em 14 jogos oficiais, nos quais apontou um golo, que ajudou a vencer o Varzim SC por 2-0 em partida a contar para a 17ª jornada da 2ª Liga. Sem o protagonismo que certamente desejava, Bokila rumou a meio da temporada aos Países Baixos para jogar no Achilles '29, actuando posteriormente em Malta, França e Bélgica. Que recordações ficaram das exibições de Bokila com o símbolo covilhanense?

Actualizado em Terça, 09 Agosto 2022 08:59
 
FC Porto B 0 SC Covilhã 1
Domingo, 07 Agosto 2022 00:00

Serranos festejam o único golo do encontro

Excelente estreia do Sporting Clube da Covilhã na 2ª Liga 2022/23, visto que um golo apontado por Gilberto logo aos 4 minutos foi suficiente para alcançar a vitória no terreno da equipa B do Futebol Clube do Porto, garantindo assim três pontos na jornada inaugural da prova.

O jogo não podia ter começado melhor para as cores serranas, porque no minuto 4, o capitão Gilberto cobrou um livre directo que levou a bola a bater em dois adversários, antes de entrar na baliza defendida por Francisco Meixedo, provocando desta forma os festejos dos adeptos covilhanenses. Os portistas procuraram de imediato a igualdade e aos 12 minutos estiveram perto desse desejo, no entanto, a intervenção de Jaime Simões impediu o êxito do cabeceamento de Rui Monteiro. Já aos 22 minutos, foi o guardião Bruno Bolas que esteve em bom plano ao defender a dois tempos a iniciativa de Vasco Sousa, porém, aos 32 minutos, foram os visitantes que ameaçaram aumentar a contagem por intermédio de Zé Tiago, que atirou um pouco ao lado após um cruzamento de Tiago Moreira. A partida estava movimentada e o guarda-redes Bruno Bolas reforçou o seu protagonismo até ao intervalo com duas boas defesas, em concreto, em acções de Vasco Sousa e Rui Monteiro, segurando assim a vantagem covilhanense no marcador do Estádio Luís Filipe Menezes em Vila Nova de Gaia.

Na etapa complementar, os azuis e brancos começaram muito fortes no ataque e criaram mais problemas aos defensores serranos, com o lance perigoso de maior perigo a surgir aos 57 minutos, quando Wendel cabeceou à barra na sequência de um canto. Os locais estavam claramente em busca do empate, que esteve quase a ser uma realidade aos 74 minutos e novamente após a cobrança de um canto, desta vez foi David Carmo que atirou por cima em plena área forasteira. Volvidos alguns instantes, a formação nortenha reclamou uma grande penalidade sobre Silvestre Varela, mas o árbitro João Afonso não viu qualquer infracção na acção do defesa serrano. Apesar de mais empenhados no sector recuado, os comandados de Leonel Pontes estiveram próximos de novos festejos em cima dos 90 minutos num lance de contra ataque, que Zé Tiago concluiu com um remate que passou a escassos centímetros das redes locais. No tempo de compensação, o FC Porto B continuou a procurar o empate, mas os cabeceamentos de Samba Koné e de David Carmo não acertaram na baliza serrana e o resultado final ficou mesmo em 0-1. Depois deste êxito em terras nortenhas, o Sporting da Covilhã volta a jogar no sábado, recebendo o Feirense no Estádio Santos Pinto.

Texto: Eugénio Lopes.

Fotografia: Rui Camarinha.

Ficha de jogo: https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20222023/ligaportugalsabseg/1/9

Actualizado em Segunda, 08 Agosto 2022 15:17
 
Deivison
Terça, 02 Agosto 2022 00:00

Depois de ter representado diversos clubes brasileiros, o avançado Deivison Borges estreou-se no futebol português com as cores do Sporting da Covilhã na temporada 2018/2019, sendo proveniente do Uberlândia EC, que militava na Série D do Campeonato do Brasil. Deivison causou um forte impacto na fase inicial da época, com golos e exibições que empolgaram os adeptos serranos, mas que não tiveram sequência com o avançar da competição, no entanto, foi revelando sempre qualidade e manteve-se com o símbolo covilhanense durante três temporadas na 2ª Liga. No total da sua permanência no conjunto serrano, Deivison participou em 73 jogos oficiais, nos quais assinou oito golos. Na época que terminou recentemente, Deivison envergou a camisola da União de Santarém na Liga 3. Que lembranças existem dos tentos de Deivison com as cores covilhanenses?

Actualizado em Terça, 02 Agosto 2022 08:59
 
João Cunha
Terça, 26 Julho 2022 00:00

O defesa central João Cunha realizou a maior parte do seu percurso de formação no FC Porto, incluindo uma época no Padroense FC no âmbito do protocolo entre os dois clubes, mas foi no Rio Ave FC que concluiu os juniores e actuou pela equipa principal em jogos da Taça da Liga ainda com idade de júnior. O emblema de Vila do Conde emprestou depois João Cunha ao FC Vizela, onde acabaria por permanecer a título definitivo, para posteriormente rumar ao Sporting da Covilhã na temporada 2018/2019. Com a camisola serrana, João Cunha não foi dos jogadores mais utilizados, tendo participado em onze partidas oficiais, em que ajudou o nosso clube a alcançar um confortável 6º lugar na classificação final da 2ª Liga. Após uma temporada com as cores covilhanenses, João Cunha prosseguiu a carreira na União de Leiria, no CD Mafra e no FC Felgueiras, pelo qual jogou na última época na Liga 3. Que memórias persistem das exibições de João Cunha no centro da defensiva serrana?

Actualizado em Terça, 26 Julho 2022 08:37
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 7 de 234
Livro História SCC
.
fa

Livro História do Sporting Clube da Covilhã 1923-1990 disponível para aquisição na Foto Académica, localizada nas Escadas do Quebra Costas n.º 2 - Covilhã

ATLETAS
JOGADORES DE A a Z:
TREINADORES
OUTRAS FIGURAS
ENTREVISTAS
EVENTOS
CONTACTOS
OUTROS
REDES SOCIAIS

face

SPONSOR

Gigarte - Design e Comunicação

ESTATÍSTICA
Visualizações de conteúdos : 2847498