História do Sporting Clube da Covilhã
Leandro Monteiro
Terça, 14 Junho 2022 00:00

A ligação de Leandro Monteiro ao Sporting da Covilhã começou na época 2011/2012 como treinador das categorias mais jovens do clube, mas depois foi assumindo várias funções nas temporadas seguintes, seja como observador, técnico dos juniores, preparador físico, treinador adjunto da equipa principal ou a comandar tecnicamente a equipa B. E foi precisamente com a formação B do emblema serrano que Leandro Monteiro terá ficado mais conhecido junto da maior parte dos adeptos do clube, visto que conseguiu levar o conjunto covilhanense à conquista do Campeonato Distrital da AF Castelo Branco e o respectivo acesso ao Campeonato de Portugal, cuja participação não foi uma realidade por decisão directiva. Depois da passagem pelo nosso emblema, o jovem Leandro Monteiro orientou o CD Alcains, seguindo-se o cargo de treinador adjunto no Al-Jabalain (Arábia Saudita) e no UD Vilafranquense. Que recordações existem de Leandro Monteiro com as cores covilhanenses?

Actualizado em Terça, 14 Junho 2022 08:44
 
Tiago Mendes
Terça, 07 Junho 2022 00:00

Tiago Mendes terminou os escalões de formação no Casa Pia AC, onde depois jogou pela equipa sénior durante três temporadas (3ª Divisão Nacional, 2ª Divisão B e Campeonato de Portugal), rubricando exibições como extremo que chamaram a atenção do Sporting da Covilhã, que o contratou na época 2014/2015 para competir na 2ª Liga. Tiago Mendes integrou-se bem no plantel serrano e foi utilizado em duas partidas da Taça da Liga e numa da Taça de Portugal, porém, uma lesão nas costas impediu o seu progresso no nosso clube e na própria modalidade, dando por concluída a sua carreira futebolística nessa mesma temporada. Que recordações têm das actuações de Tiago Mendes com a camisola serrana? 

Actualizado em Terça, 07 Junho 2022 08:39
 
Fang Li
Terça, 31 Maio 2022 00:00

O chinês Fang Li entrou no futebol português através do SC Pombal, onde chegou ainda com idade de júnior, mas as prestações desportivas do jovem ala direito permitiram a sua contratação na época seguinte (2012/2013) pelo Sporting da Covilhã para jogar na 2ª Liga. A concorrência e experiência do plantel serrano não possibilitaram uma utilização frequente de Fang Li, no entanto, foi várias vezes convocado para o banco de suplentes e ainda participou num jogo oficial do conjunto covilhanense, em concreto, na derrota caseira por 1-3 perante o CF União da Madeira. Posteriormente, Fang Li regressou à China para actuar com o símbolo do Sichuan Guancheng, seguindo-se a camisola do Chengdu Blades e do Chongqing Dangdai. Que memórias existem de Fang Li com as cores serranas?

Actualizado em Quinta, 02 Junho 2022 17:31
 
SC Covilhã 2 FC Alverca 0
Domingo, 29 Maio 2022 00:00

Serranos e ribatejanos lutaram por um lugar na 2ª Liga 2022/2023

O Sporting Clube da Covilhã venceu por 2-0 o Futebol Clube de Alverca na segunda mão da liguilha de acesso à 2ª Liga e garantiu assim a permanência neste escalão, no qual irá participar pela 15ª época consecutiva, isto, depois de um jogo em que os golos de Felipe Dini e Rui Gomes na primeira parte foram suficientes para a explosão de alegria no lotado Estádio Santos Pinto.

A partida não podia ter começado melhor para os comandados de Leonel Pontes, visto que inauguraram o marcador logo no minuto inicial por Felipe Dini, que assinou um remate rasteiro depois de progredir com a bola após um lançamento lateral. A equipa ribatejana não demorou a reagir ao tento sofrido, com destaque para o minuto 11, em que Rodrigues e Jefferson acertaram na barreira defensiva serrana, quando a redonda parecia levar perigosa direcção. O encontro estava movimentado e ambos os conjuntos revelavam capacidade rematadora, no entanto, a alegria ficou somente nas hostes covilhanenses, pois, aos 29 minutos, Rui Gomes aumentou a contagem favorável aos locais ao atirar fora do alcance do guardião José Costa, na sequência de um cruzamento de Lucas Barros que ainda foi ligeiramente desviado por André Almeida. Com o público serrano em grande festa, aos 33 minutos, quase que os festejos aumentavam de tom, mas o toque fraco de Jean Felipe não desviou a bola do guardião visitante, que desta forma segurou a desvantagem de dois tentos para o período de descanso. 

No segundo tempo, o Alverca surgiu claramente apostado no ataque e só não conseguiu marcar aos 50 minutos porque Arnold, Léo Navacchio e André Almeida estiveram sempre no caminho da bola, quanto tudo apontava para o sucesso das iniciativas forasteiras. O onze covilhanense estava mais concentrado em terrenos recuados e apenas uma acrobacia de Rui Gomes causou alguma emoção junto da baliza ribatejana aos 64 minutos. Do outro lado do campo, o Alverca continuava a acreditar no êxito e aos 77 minutos esteve muito perto de reduzir a diferença por Klinsmahn, que atirou ao poste da baliza defendida por Léo Navacchio. Com o avançar do cronómetro, o jogo parecia controlado pelos serranos, que até ameaçaram novo tento aos 86 minutos, num lance em que Camilo atirou às malhas exteriores. O apito final de Fábio Veríssimo garantiu os festejos nas hostes locais ao selar o triunfo do Sporting da Covilhã por 2-0, o que significa mais uma temporada na 2ª Liga, onde milita consecutivamente desde 2008/2009.

Texto: Eugénio Lopes.

Fotografias: Filipe Pinto - Foto Académica.

Ficha de jogo: https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20212022/playoff/2/2

Actualizado em Segunda, 30 Maio 2022 09:06
 
Elenilson
Terça, 24 Maio 2022 00:00

O extremo Elenilson fez a sua estreia no futebol português com as cores do nosso clube na época 2014/2015, sendo proveniente do Galícia EC, um emblema brasileiro do estado da Bahia, mas algumas dificuldades de adaptação originaram o seu regresso ao Brasil a meio da temporada, representando o Jacobina EC por empréstimo do Sporting da Covilhã. Na época seguinte, Elenilson voltou ao conjunto serrano e desta vez para cumprir a totalidade da temporada, envergando a camisola covilhanense em 33 jogos oficiais nas duas passagens pelo clube, tendo assinado dois golos: um diante do FC Penafiel para a Taça da Liga no triunfo por 3-1; o outro na recepção ao SC Braga B na 2ª Liga e que valeu a vitória por 1-0. Elenilson rumou depois ao campeonato de El Salvador para jogar pelo CD Sonsonate, seguindo posteriormente a carreira no Brasil por diversos clubes, actuando neste momento no Tocantinópolis EC. Que lembranças ficaram das arrancadas de Elenilson com a camisola covilhanense?

Actualizado em Quarta, 22 Junho 2022 09:08
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 9 de 234
Livro História SCC
.
fa

Livro História do Sporting Clube da Covilhã 1923-1990 disponível para aquisição na Foto Académica, localizada nas Escadas do Quebra Costas n.º 2 - Covilhã

ATLETAS
JOGADORES DE A a Z:
TREINADORES
OUTRAS FIGURAS
ENTREVISTAS
EVENTOS
CONTACTOS
OUTROS
REDES SOCIAIS

face

SPONSOR

Gigarte - Design e Comunicação

ESTATÍSTICA
Visualizações de conteúdos : 2847553