História do Sporting Clube da Covilhã
Fofana
Terça, 30 Julho 2019 00:00

Natural da Costa do Marfim, o extremo Fofana chegou a Portugal para jogar na Académica de Coimbra, onde teve oportunidade de actuar na 1ª Liga, representando depois o Santa Clara antes de assinar pelo Sporting da Covilhã para a época 2010/2011. Fofana envergou a camisola serrana durante duas temporadas, nas quais participou em 64 jogos oficiais, tendo apontado cinco golos, sempre com o nosso clube na luta pela manutenção na 2ª Liga, um objectivo alcançado com maior ou menor sofrimento. A carreira de Fofana prosseguiu posteriormente no Chipre, em que jogou no Doxa FC, Anorthosis Famagusta, Omonia Nicósia, Ermis Aradippou e Othellos Athienou, chegando a actuar na Liga Europa por alguns destes emblemas. Que memórias permanecem de Fofana na equipa covilhanense?


Actualizado em Terça, 30 Julho 2019 08:43
 
Eder Díez
Terça, 06 Agosto 2019 00:00

Depois de jogar no CD Baskonia, Athletic Bilbao B, Sestao RC, Celta de Vigo B, SD Lemona e CD Ourense, o avançado basco Eder Díez estreou-se no futebol português no Desportivo de Chaves, representando posteriormente Juventude de Pedras Salgadas, CD Mafra e FC Pedras Rubras, antes de reforçar o Sporting da Covilhã a meio da época 2015/2016. Eder Díez deu uma preciosa ajuda para que o emblema serrano conseguisse a manutenção na Segunda Liga, tendo assinado cinco golos nos vinte encontros em que participou no campeonato. Eder Díez ainda começou a temporada seguinte com a camisola covilhanense, apontando mesmo o golo que permitiu a igualdade no terreno do CD Aves para a Taça da Liga, mas no final de Agosto rumou ao Varzim SC. A carreira de Eder Díez prosseguiu depois no AD Fafe, no Pontevedra CF e no CD Badajoz, pelo qual actuou na época passada na 2ªB de Espanha. Que recordações ficaram dos golos de Eder Díez na equipa serrana?

Actualizado em Terça, 06 Agosto 2019 08:33
 
Bura
Terça, 20 Agosto 2019 00:00

Miguel Ângelo Marques Granja é conhecido no meio futebolístico por Bura, um defesa central que começou a jogar futebol no Leixões SC, onde cumpriu os escalões jovens até aos juvenis, representando depois o FC Infesta e o FC Porto até à estreia a nível sénior pelo GD Ribeirão (por empréstimo do emblema portista). Ainda com ligação contratual aos azuis e brancos, Bura rumou ao Portimonense no início da época 2008/2009, mas nessa mesma temporada acabou por ser emprestado ao Sporting da Covilhã, que ajudou a alcançar um confortável 7º lugar na Segunda Liga. Com a camisola serrana, Bura participou em 20 jogos oficiais, nos quais apontou um golo, que possibilitou o triunfo sobre o Boavista por 1-0 na 15ª jornada, continuando a ser convocado para as selecções jovens, nas quais o defesa central soma 39 internacionalizações, desde dos sub-18 aos sub-23. Depois do conjunto covilhanense, Bura defendeu o símbolo de diversos clubes, em concreto, Gil Vicente, FC Penafiel, FC Paços de Ferreira, Beira-Mar, Desportivo de Chaves, Académico de Viseu e, actualmente, o seu Leixões SC, tendo oportunidade de actuar na 1ª Liga por alguns destes emblemas. Que recordações ficaram de Bura no centro da defensiva serrana?


Actualizado em Terça, 20 Agosto 2019 08:42
 
Francisco Chaló
Terça, 13 Agosto 2019 00:00

Francisco Chaló iniciou a carreira de treinador no Alfenense, orientando depois diversas equipas do futebol português, nomeadamente, FC Pedras Rubras, Feirense (com duas passagens), Naval (na 1ª Liga) e FC Penafiel, antes de ser apresentado como técnico do Sporting da Covilhã para o último terço da época 2012/2013. Com o emblema serrano sempre a disputar a 2ª Liga, Francisco Chaló permaneceu no nosso clube por mais três temporadas, destacando-se a época 2014/2015, em que a formação covilhanense lutou pela subida ao primeiro escalão até à derradeira jornada da prova, com a promoção a não ser alcançada somente pelo desempate nos pontos conquistados nos jogos entre as equipas com a mesma pontuação final. Posteriormente, Francisco Chaló treinou o Académico de Viseu e o Leixões, antecedendo a actual experiência no campeonato da Argélia, onde comanda o Paradou AC, no qual conseguiu um notável 3º lugar e consequente qualificação para a Taça Confederação da CAF. Que lembranças persistem de Francisco Chaló no comando técnico dos covilhanenses? 


Actualizado em Terça, 13 Agosto 2019 08:51
 
Traquina
Terça, 10 Setembro 2019 00:00

Traquina iniciou a actividade futebolística no Ginásio de Alcobaça, onde cumpriu uma boa parte dos escalões de formação, com excepção de uma época nos iniciados do SL Benfica e de três temporadas (uma nos juvenis e duas nos juniores) na Académica de Coimbra, tendo sido internacional por Portugal nos sub-19. A nível sénior, a estreia de Traquina foi no Tourizense, na altura a funcionar como clube-satélite dos academistas, seguindo-se a representação de Estoril-Praia, FC Pampilhosa, Sertanense, AD Fafe e Naval 1º Maio, antes de assinar pelo Sporting da Covilhã na época 2014/2015 após uma segunda passagem pelo emblema sertaginense. No nosso emblema, Traquina realizou uma temporada fantástica, em que a subida à 1ª Liga esteve no horizonte até ao derradeiro apito da última jornada, com os serranos a terminarem a prova no 4º lugar em igualdade pontual com o promovido União da Madeira. Traquina rumou então ao Belenenses na época seguinte, onde teve oportunidade de actuar na principal divisão do futebol português, contudo, voltaria às cores covilhanenses a meio da temporada para ajudar a equipa serrana a alcançar a manutenção na 2ª Liga. Seguiu-se o regresso à Académica, estando agora o extremo Traquina a cumprir a quarta época consecutiva no emblema conimbricense. Pelo conjunto covilhanense, Traquina totaliza 71 jogos oficiais, nos quais apontou doze golos, não faltando recordações dos bons momentos que viveu com a camisola do nosso clube…

Actualizado em Terça, 10 Setembro 2019 09:00
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 5 de 178
Livro História SCC
.
fa

Livro História do Sporting Clube da Covilhã 1923-1990 disponível para aquisição na Foto Académica, localizada nas Escadas do Quebra Costas n.º 2 - Covilhã

ATLETAS
JOGADORES DE A a Z:
TREINADORES
OUTRAS FIGURAS
ENTREVISTAS
EVENTOS
CONTACTOS
OUTROS
REDES SOCIAIS

face

SPONSOR

Gigarte - Design e Comunicação

ESTATÍSTICA
Visualizações de conteúdos : 1836174