História do Sporting Clube da Covilhã
Gui
Terça, 04 Junho 2019 00:00

Proveniente da Costa do Marfim, Gui chegou ao Sporting da Covilhã no decorrer da temporada 2010/2011, ainda com idade para o escalão júnior, no entanto, foi integrado no plantel sénior, no qual permaneceu durante quatro épocas, sempre com o nosso clube a disputar a 2ª Liga. Inters Gui revelou-se um extremo de grande qualidade, representando o conjunto serrano em 87 jogos oficiais, nos quais apontou oito golos, merecendo destaque o tento que permitiu a vitória no terreno do Leixões na última jornada de 2012/2013, porque em caso de derrota nem via secretaria teria sido possível a manutenção no escalão secundário. Depois do emblema covilhanense, Gui rumou ao Vitória de Guimarães, onde foi intercalando a equipa B com a formação principal, seguindo-se Académica de Coimbra, FC Chiasso (Suíça) e os clubes georgianos Samtredia e Saburtalo, jogando actualmente neste último, onde se sagrou recentemente campeão da Geórgia. Que memórias ficaram das exibições de Gui com a camisola covilhanense? 

Actualizado em Terça, 04 Junho 2019 08:58
 
Filipe Moreira
Terça, 11 Junho 2019 00:00

Filipe Moreira começou a treinar o Ericeirense bastante jovem e a partir daí comandou diversos clubes de norte a sul do país, com diversas passagens pelas ilhas, em divisões variadas, desde da 2ª Liga ao actual Campeonato de Portugal. O ingresso de Filipe Moreira no Sporting da Covilhã aconteceu na época 2012/2013, após um bom trabalho no Oriental na temporada anterior, em que lutou pela subida do conjunto lisboeta ao escalão secundário até à derradeira jornada da Zona Sul da 2ª Divisão B. No emblema serrano, a equipa comandada por Filipe Moreira teve um arranque de época empolgante ao conseguir o apuramento para a 2ª fase da Taça da Liga, mas o mesmo não aconteceu no campeonato, em que o primeiro triunfo apenas surgiu na 5ª jornada. O cenário foi-se complicando para Filipe Moreira, visto que os covilhanenses não conseguiam afastar-se dos lugares perigosos e foram eliminados da Taça de Portugal e da Taça da Liga, tendo o seu trabalho com as cores serranas terminado na 13ª jornada do campeonato, após uma derrota caseira com o SC Braga B. A carreira de Filipe Moreira continuou depois por várias equipas a nível nacional, representando neste momento o Vilafranquense no Campeonato de Portugal. Que lembranças permanecem de Filipe Moreira como técnico do nosso clube?


Actualizado em Terça, 11 Junho 2019 09:10
 
Flávio Ferreira
Terça, 25 Junho 2019 00:00

Flávio Ferreira iniciou a actividade futebolística no AD Nogueirense, ingressando depois no FC Oliveira do Hospital, onde as capacidades demonstradas possibilitaram-lhe rumar aos juvenis da Académica de Coimbra, na qual continuou a destacar-se, tendo somado internacionalizações por Portugal nos sub-16 e sub-18. Com a conclusão dos escalões jovens no emblema academista, Flávio Ferreira foi emprestado aos seniores do Tourizense, seguindo-se novo empréstimo na temporada 2010/2011, desta vez ao Sporting da Covilhã. No nosso clube, Flávio Ferreira jogou a médio defensivo e a defesa central, tendo ajudado a agremiação serrana a alcançar a manutenção na 2ª Liga, envergando a camisola covilhanense em 22 jogos oficiais. De regresso à Académica, Flávio Ferreira salientou-se em encontros da 1ª Liga, da Taça de Portugal (colaborando na conquista conimbricense em 2011/2012, após triunfo sobre o Sporting CP no Jamor) e da Liga Europa, o que lhe proporcionou uma transferência para o Málaga CF, onde actuou na 1ª Liga espanhola. As lesões obrigaram Flávio Ferreira a um final precoce da sua carreira, mas certamente que deixou bastantes memórias das suas exibições entre os adeptos serranos…


Actualizado em Terça, 25 Junho 2019 08:04
 
Bata
Terça, 18 Junho 2019 00:00

O guineense Mutaró Embaló é conhecido no mundo do futebol por Bata, um extremo que reforçou o Sporting da Covilhã na temporada 2013/2014, após uma boa época com a camisola do Alcanenense na 3ª Divisão Nacional. Com o nosso clube a disputar a 2ª Liga, Bata não teve dificuldades de adaptação a um escalão profissional, tendo participado em 46 jogos oficiais com o emblema serrano, nos quais apontou sete golos, com a formação covilhanense a alcançar a manutenção na divisão secundária. Internacional AA pela Guiné-Bissau e com um bom desempenho na equipa serrana, Bata foi contratado pelo primodivisionário Nacional da Madeira, mas sendo emprestado ao Portimonense e ao Atlético CP. Já desvinculado do clube madeirense, Bata representou FC Penafiel, UD Oliveirense, Operário, Alcanenense, Sertanense e Oriental, jogando pela histórica formação lisboeta no Campeonato de Portugal que agora terminou. Que recordações ficaram da velocidade de Bata com as cores covilhanenses?  

 

Actualizado em Terça, 18 Junho 2019 09:40
 
Dr. Alexandre de Quental Calheiros Veloso
Quinta, 22 Março 2012 23:11

 Alexandre_de_Quental_Calheiros_Veloso

Nasceu na freguesia da Lageosa do Mondego (Celorico da Beira) em 20.01.1895. Formou-se em direito e voltou para a Covilhã para junto do seu pai (Dr. José António de Faria Veloso) para trabalhar como advogado. Casou-se em 1921 com D. Idalina Ranito Pessoa. Teve dois filhos. Em 1924 ocupa o cargo de presidente do Sporting Clube da Covilhã, onde permanece durante dois anos. Deu inicio ás terraplanagens do campo de futebol da palmatória. O clube ainda disputava os campeonatos regionais. Foi o segundo Presidente da História do Sporting Clube da Covilhã.

Em 25 de Julho de 1934 toma posse como Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, onde adota várias medidas importantes no desenvolvimento da cidade. Em Outubro de 1934, regulamentou o descanso semanal no concelho da Covilhã. Dinamizou as Festas da Cidade da Covilhã, organizadas pela altura da Feira de São Tiago. Aprovou prémios aos melhores alunos das Escolas Campos Melo e ao Liceu Heitor Pinto.

Deixa a Câmara Municipal e em 1939 faz a sua estreia como deputado no parlamento. Em 1945 toma posse como Provedor da Santa Casa da Misericórdia, onde colabora no estudo do futuro Hospital da Covilhã. Em 1957 pede transferência para Lisboa. Faleceu a 17 de Fevereiro de 1984 com 89 anos.

Texto: Miguel Saraiva



Actualizado em Quinta, 22 Março 2012 23:32
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 6 de 173
Livro História SCC
.
fa

Livro História do Sporting Clube da Covilhã 1923-1990 disponível para aquisição na Foto Académica, localizada nas Escadas do Quebra Costas n.º 2 - Covilhã

ATLETAS
JOGADORES DE A a Z:
TREINADORES
OUTRAS FIGURAS
ENTREVISTAS
EVENTOS
CONTACTOS
OUTROS
REDES SOCIAIS

face

SPONSOR

Gigarte - Design e Comunicação

ESTATÍSTICA
Visualizações de conteúdos : 1714409