História do Sporting Clube da Covilhã
Quintino Semedo
Quarta, 11 Dezembro 2013 00:00

O guineense Quintino Semedo assinou pelo Sporting da Covilhã na época 1967/1968, sendo proveniente do Sport Bissau e Benfica, onde se evidenciou pelas suas exibições no sector defensivo. Na primeira temporada com a camisola serrana, Quintino Semedo ajudou o clube a alcançar a manutenção na 2ª Divisão Nacional (10º lugar na Zona Norte), um objectivo que não foi conseguido na época seguinte, visto que a formação covilhanense não evitou a última posição da classificação. Quintino Semedo continuou a representar o nosso emblema no escalão terciário, procurando o regresso à divisão secundária, que não foi alcançado em 1969/1970 devido ao 3º lugar da Série B, atrás de União de Coimbra e Alba, por isso, a promoção à 2ª Divisão Nacional ficou adiada para a temporada seguinte, com Quintino Semedo e companheiros a garantirem a 2ª posição da Série B, que deu acesso a um Torneio de Competência com Fafe, Sanjoanense e Vizela, cuja vitória pertenceu à equipa covilhanense, que assim celebrou a subida de escalão. Após quatro épocas nos serranos, Quintino Semedo partiu para outros clubes, merecendo referência a sua participação na Liga Norte Americana de Futebol (NASL) ao serviço da equipa canadiana do Toronto Metros. Que outras memórias permanecem de Quintino Semedo?

Actualizado em Terça, 10 Dezembro 2013 17:53
 
Orlando Semedo
Terça, 12 Abril 2016 00:00

Orlando deu os primeiros passos no futebol ao serviço do Seixal FC, continuando depois nas camadas jovens de Paio Pires e Miratejo, antes de representar a nível sénior o Arrentela e o Seixal FC, onde as suas exibições despertaram o interesse do Torreense, na altura a disputar a 2ª Divisão de Honra. Após a passagem pelo emblema de Torres Vedras, Orlando rumou ao Beneditense para assinar uma boa época como extremo, direito ou esquerdo, na 2ª Divisão B, o que lhe proporcionou uma transferência para o Estrela da Amadora, pelo qual jogou duas temporadas na 1ª Divisão Nacional. Orlando chegou a internacional por São Tomé e Príncipe e prosseguiu posteriormente a carreira em vários clubes, concretamente, Académico de Viseu, Moreirense, Penafiel e Lixa, de onde saiu a meio da época 2003/2004 para envergar a camisola do Sporting da Covilhã. Quando Orlando chegou ao conjunto serrano, a equipa já estava em último lugar na 2ª Divisão de Honra e com um atraso de dez pontos em relação aos lugares de manutenção, no entanto, Orlando e colegas fizeram uma boa parte final de campeonato e ainda ultrapassaram o União da Madeira na classificação, embora não evitando a despromoção, naquela que foi a temporada de despedida do extremo são-tomense do futebol profissional. Que outras memórias permanecem de Orlando?

Actualizado em Terça, 12 Abril 2016 09:00
 
Carvalho
Terça, 29 Agosto 2017 00:00

Carvalho, natural da cidade angolana de Uíge, iniciou a actividade futebolística no FC Luanda, transitando depois para o FC Uíge, onde as suas exibições como extremo direito ou avançado centro chamaram a atenção da formação espanhola do Celta de Vigo, que representou na época 1958/1959. Na temporada seguinte, Carvalho rumou ao futebol português para envergar a camisola do Belenenses, no qual permaneceu durante quatro épocas, tendo como ponto alto a conquista da Taça de Portugal 1959/1960, onde apontou um dos golos da vitória por 2-1 na final da competição com o Sporting CP. O ingresso de Carvalho no Sporting da Covilhã verificou-se na temporada 1963/1964, permanecendo três épocas no nosso clube, sempre a disputar a Zona Norte da 2ª Divisão Nacional, estando por duas vezes perto de garantir a subida ao primeiro escalão do futebol nacional (2º lugar atrás de SC Braga e Sanjoanense, respectivamente). Carvalho envergou a camisola serrana em 58 jogos oficiais, nos quais apontou 29 golos, sendo um jogador de grande técnica e sentido apurado para a finalização, prosseguindo depois a sua carreira por União de Lamas, GD Peniche e Oriental. Que memórias existem dos êxitos de Carvalho?

Actualizado em Terça, 29 Agosto 2017 09:03
 
Kipulu
Terça, 10 Maio 2016 00:00

Depois de excelentes exibições no antigo Zaire, actual República Democrática do Congo, que proporcionaram-lhe três internacionalizações pela selecção daquele país africano, Kipulu chegou a Portugal para representar o Vitória de Guimarães na 1ª Divisão Nacional, onde permaneceu apenas uma época, rumando depois ao Tirsense, pelo qual também jogou no principal escalão do futebol português. Posteriormente, Kipulu envergou a camisola de SC Espinho, União de Lamas e SC Lamego, antes de assinar pelo Sporting da Covilhã na temporada 1994/1995, em que os serranos disputavam a 3ª Divisão Nacional. Kipulu jogava como segundo avançado ou extremo e participou em 19 partidas oficiais do emblema covilhanense, nas quais apontou dois golos, ajudando assim o nosso clube a subir à 2ª Divisão B, um objectivo alcançado através do 2ª lugar na Série C do escalão terciário, somente atrás do Cucujães. Kipulu prosseguiu depois a carreira por diversos clubes, nomeadamente, Amora, Dragões Sandinenses, Mangualde, SL Nelas e Oeiras, mas deixando certamente várias recordações das suas actuações…

Actualizado em Terça, 10 Maio 2016 09:07
 
Exposição do Livro no Serra Shopping Covilhã
Quarta, 16 Agosto 2017 09:52

Vai estar patente no Serra Shopping Covilhã nos próximos dias 18,19 e 20 de Agosto, a exposição fotográfica referente ao livro “História do Sporting da Covilhã 1923-1990”. A referida obra, escrita pelo antigo dirigente serrano Miguel Saraiva, mostra o importante espólio documental e fotográfico do mais prestigiado clube da região. Durante a exposição, o autor estará presente no espaço nos dias 19 e 20, das 15 as 16 horas, para sessão de autógrafos.

Actualizado em Quarta, 16 Agosto 2017 10:00
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 7 de 178
Livro História SCC
.
fa

Livro História do Sporting Clube da Covilhã 1923-1990 disponível para aquisição na Foto Académica, localizada nas Escadas do Quebra Costas n.º 2 - Covilhã

ATLETAS
JOGADORES DE A a Z:
TREINADORES
OUTRAS FIGURAS
ENTREVISTAS
EVENTOS
CONTACTOS
OUTROS
REDES SOCIAIS

face

SPONSOR

Gigarte - Design e Comunicação

ESTATÍSTICA
Visualizações de conteúdos : 1836177