História do Sporting Clube da Covilhã
Lima
Terça, 25 Setembro 2018 00:00

Alexandre Lima começou a jogar futebol federado no GS Carcavelos, mas as capacidades reveladas no centro da defesa depressa o levaram até aos juvenis do CF Os Belenenses e aos juniores do GD Estoril Praia. A estreia de Lima a nível sénior aconteceu no Juventude de Belém, representando depois 9 de Abril Trajouce, CD Fátima, Marinhense e Ovarense, antes de assumir um compromisso com o Sporting da Covilhã para a temporada 1996/1997. Com os serranos a militarem na 2ª Divisão de Honra e com forte concorrência para o sector defensivo, Lima não teve oportunidade de assumir protagonismo na formação covilhanense, numa época que até acabou mal para o nosso clube, ao não conseguir evitar a despromoção à 2ª Divisão B. A carreira de Lima prosseguiu posteriormente por diversos emblemas nacionais, em concreto, Atlético CP, Portosantense, CD Mafra, Torreense, Olivais e Moscavide, Odivelas FC e AD Oeiras, permanecendo certamente várias recordações das suas exibições…

Actualizado em Terça, 25 Setembro 2018 08:45
 
Mário Jorge Figueira
Terça, 09 Outubro 2018 00:00

Mário Jorge Figueira terminou o percurso formativo nos juniores do Recreio de Águeda, estreando-se no patamar sénior no ADCR Oiã, um emblema com presença habitual no campeonato distrital da Associação de Futebol de Aveiro. A chegada de Mário Jorge ao Sporting da Covilhã verificou-se através da Universidade da Beira Interior e teve lugar na época 1994/1995, com o nosso clube a disputar a Série C da 3ª Divisão Nacional. Mário Jorge jogava preferencialmente a meio campo, tendo participado em 15 encontros oficiais com a camisola serrana, nos quais apontou um golo (no empate 2-2 com o Mealhada no Estádio José Santos Pinto), contribuindo assim para a subida do conjunto covilhanense à 2ª Divisão B, em virtude do 2º lugar alcançado no final do campeonato. Na temporada seguinte, Mário Jorge regressou à sua região de origem para prosseguir a carreira por vários clubes, concretamente, ADCR Oiã, Recreio de Águeda, LAAC e AD Valonguense. Que lembranças permanecem de Mário Jorge na formação serrana?

Actualizado em Terça, 09 Outubro 2018 08:41
 
Augusto Mendes
Terça, 13 Novembro 2018 00:00

O defesa central Augusto Mendes tornou-se mais conhecido no mundo do futebol ao representar o Barreirense na 1ª Divisão Nacional, mas depois a sua carreira prosseguiu por diversos clubes do escalão secundário, nomeadamente, Alba, Portalegrense, GD Mangualde e Recreio de Águeda, onde foi recrutado pelo Sporting da Covilhã para a época 1982/1983. Mendes assumiu protagonismo no eixo da defensiva serrana, tendo participado em 27 jogos oficiais, numa temporada difícil para o nosso emblema, que chegou a ocupar o último lugar da Zona Centro da 2ª Divisão Nacional durante algumas jornadas, contudo, uma boa recta final de campeonato possibilitou um lugar a meio da tabela. Augusto Mendes rumou posteriormente ao GD Peniche, regressando em seguida ao Alba, mas certamente que deixou recordações das suas actuações com a camisola serrana…

Actualizado em Terça, 13 Novembro 2018 08:57
 
Julinho
Terça, 16 Outubro 2018 00:00

Júlio Sérgio Dibiase, mais conhecido por Julinho, nasceu em São Paulo (Brasil) a 19 de Setembro de 1953. Iniciou a sua carreira nas camadas jovens do Flamengo, onde foi campeão júnior, um êxito que voltou a saborear na equipa principal do emblema rubro-negro em 1974, juntamente com o famoso Zico. Em 1976, Julinho transferiu-se para o Atlético Mineiro, em que foi campeão estadual, passando depois pela Venezuela, onde jogou pelo Clube Deportivo Portugués. Regressado ao Brasil, e quando estava na Associação Desportiva Niterói, Julinho recebeu um convite do treinador José Domingos para ingressar no Sporting da Covilhã, onde permaneceu apenas na época 1980/1981, na qual foi considerado o melhor jogador da época e marcador da equipa. Julinho era um extremo esquerdo que espalhava magia com os seus dribles, aparecendo muitas vezes como finalizador. Realizou no clube serrano 25 jogos e marcou oito golos no campeonato, enquanto na Taça de Portugal efectuou três jogos. Na época seguinte assinou pelo União de Coimbra, regressando depois ao Brasil. Que recordações ficaram das exibições de Julinho?

Actualizado em Terça, 16 Outubro 2018 08:43
 
Tarcísio
Terça, 11 Dezembro 2018 00:00

O médio brasileiro Tarcísio chegou ao futebol português para representar o SC Freamunde, onde foi um jogador em destaque durante quatro temporadas, rumando depois ao Sporting da Covilhã na época 2012/2013. Na equipa serrana, Tarcísio foi um elemento fundamental no sector intermediário, tendo somado 45 jogos oficiais numa única temporada, nos quais apontou sete golos, embora tenha sido uma época complicada no aspecto colectivo, visto que a manutenção covilhanense na 2ª Liga apenas seria alcançada por via administrativa. A carreira de Tarcísio prosseguiu por outros emblemas nacionais, nomeadamente, Moreirense, Desportivo de Chaves, Desportivo das Aves, Académico de Viseu e FC Vizela, onde joga actualmente no Campeonato de Portugal. Que memórias ficaram das exibições de Tarcísio com a camisola serrana?


Actualizado em Terça, 11 Dezembro 2018 10:00
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 10 de 173
Livro História SCC
.
fa

Livro História do Sporting Clube da Covilhã 1923-1990 disponível para aquisição na Foto Académica, localizada nas Escadas do Quebra Costas n.º 2 - Covilhã

ATLETAS
JOGADORES DE A a Z:
TREINADORES
OUTRAS FIGURAS
ENTREVISTAS
EVENTOS
CONTACTOS
OUTROS
REDES SOCIAIS

face

SPONSOR

Gigarte - Design e Comunicação

ESTATÍSTICA
Visualizações de conteúdos : 1714417