História do Sporting Clube da Covilhã
Enoh
Terça, 13 Dezembro 2022 00:00

O camaronês Enoh chegou ao futebol português para envergar a camisola do AC Alcanenense, que ajudou a subir do Distrital da Associação de Futebol de Santarém à 3ª Divisão Nacional, porém, foi no GD Sourense que o seu nome se tornou mais mediático, rubricando exibições e golos que valeram a transferência para o Sporting CP, onde actuou pela equipa B. Por empréstimo dos leões de Lisboa, Enoh assinou uma boa época no Leixões SC, mas terminado o vínculo contratual aos sportinguistas, a sua carreira prosseguiu na Bélgica (KSC Lokeren) e na Roménia (Politehnica Iasi). Enoh regressou posteriormente a Portugal para jogar de novo no Leixões SC e depois no Casa Pia AC, antes de ingressar no Sporting da Covilhã na temporada 2020/2021. Jogando na frente de ataque, Enoh participou em 33 encontros oficiais com o emblema serrano, nos quais apontou quatro golos, com destaque para o tento que possibilitou o triunfo por 3-2 sobre o GD Estoril Praia na penúltima jornada da 2ª Liga, garantindo assim de imediato a permanência nesta divisão. Na época seguinte, Enoh rumou ao Chipre para representar o PAEEK, mas certamente que deixou recordações das suas actuações na formação covilhanense...

Actualizado em Terça, 13 Dezembro 2022 09:52
 
Hudson
Terça, 06 Dezembro 2022 00:00

Depois de representar diversos clubes do futebol brasileiro, o avançado Hudson Dias foi apresentado como reforço do Sporting da Covilhã para a época 2017/2018, sendo proveniente do Nacional FC de Manaus, pelo qual disputava o Campeonato Amazonense. Com as cores serranas, Hudson deixou boas indicações na fase inicial da temporada, principalmente após os dois golos apontados ao Vitória de Guimarães B na 3ª jornada da 2ª Liga, que permitiram uma reviravolta para 2-1 perto dos instantes finais da partida e garantiram três pontos para o nosso clube. No entanto, esses foram os únicos tentos rubricados por Hudson na equipa covilhanense nos 18 jogos oficiais em que participou, com o ponta de lança brasileiro a perder espaço no onze serrano, regressando ao seu país para actuar no Santa Cruz FC de Natal. A carreira de Hudson continuou depois no campeonato da Malásia, mas neste momento joga de novo em terras brasileiras, agora com o emblema do Campo Grande AC. Que recordações têm de Hudson com o símbolo covilhanense?

Actualizado em Segunda, 05 Dezembro 2022 20:03
 
Turé
Terça, 29 Novembro 2022 00:00

Amadu Turé concluiu as camadas jovens no GD Tourizense e realizou a sua estreia a nível sénior com as cores do FC Oliveira do Hospital, que participava na 3ª Divisão Nacional, assumindo logo algum protagonismo pelos golos que ia assinando. A carreira de Turé prosseguiu depois por Vila Flor SC, Alcanenense e GD Bragança, antes de assinar pelo Sporting da Covilhã na época 2017/2018 como reforço para as funções atacantes. Na única temporada com a camisola serrana, Turé não revelou a veia goleadora das épocas anteriores, visto que apenas apontou um golo (que possibilitou um empate a 1-1 no terreno do CD Nacional) nos 15 jogos oficiais em que participou. Turé rumou posteriormente ao CDC Montalegre, jogando em seguida por GS Loures, Benfica e Castelo Branco, SC Salgueiros e União de Santarém, que representa neste momento na Liga 3. Que memórias permanecem de Turé no emblema serrano? 

Actualizado em Terça, 29 Novembro 2022 09:37
 
Portimonense SC 2 SC Covilhã 0
Domingo, 27 Novembro 2022 00:00

Na 2ª jornada do Grupo E da Taça da Liga 2022/2023, o Sporting Clube da Covilhã deslocou-se ao recinto do primodivisionário Portimonense Sporting Clube e foi derrotado por 2-0, sofrendo um golo em cada uma das partes do jogo.

A formação algarvia não precisou de muito tempo para abrir o marcador deste encontro, visto que logo aos 7 minutos, Ricardo Matos atirou a contar para o fundo das redes visitantes, embora o lance ainda tenha sido anulado pelo árbitro João Gonçalves, no entanto, o VAR indicou como legal a posição do jogador local e o tento foi validado. O onze orientado por Alex Costa tentou responder à desvantagem madrugadora, mas não foi suficientemente forte para perturbar os anfitriões, que estiveram perto de novos festejos em cima da meia hora, quando Bruno Reis surgiu sozinho e rematou para as mãos de Bruno Bolas. Nos instantes finais da primeira parte, o conjunto serrano revelou-se mais perigoso e ameaçou igualar a partida em duas situações: aos 40 minutos, o guardião Kosuke Nakamura esteve atento e afastou para longe a bola cruzada da direita; e aos 45+1 minuto, o remate cruzado de Jorginho passou muito perto do êxito, não conseguindo impedir a vantagem algarvia para o período de descanso.

Na segunda parte, o jogo continuou em ritmo pouco acelerado e foi necessário aguardar pelo minuto 71 para assistirmos a uma jogada de maior emoção, pois, o japonês Kosuke foi obrigado a eficaz oposição diante de Jorginho para evitar o empate. O Portimonense percebeu que o triunfo não estava garantido e arrancou para uma fase de clara superioridade, criando uma acção bastante perigosa para a baliza covilhanense aos 73 minutos através de Róchez, que cabeceou para uma grande intervenção de Bruno Bolas. E aos 76 minutos, os locais aumentaram mesmo a contagem por Anderson, que atirou certeiro após uma boa jogada colectiva e fixou o resultado em 2-0. O emblema anfitrião ainda teve duas oportunidades para alcançar um desfecho mais volumoso, porém, o remate de Seck aos 83 minutos foi ao poste e a iniciativa de Luquinha aos 87 minutos passou ao lado das redes serranas. A última jornada desta competição está agendada para o dia 14 de Dezembro, com o Sporting da Covilhã a receber o CD Nacional no Estádio Santos Pinto. 

Texto: Eugénio Lopes.

Ficha de jogo: https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20222023/allianzcup/2/10

Actualizado em Domingo, 27 Novembro 2022 15:42
 
Diarra
Terça, 22 Novembro 2022 00:00

Boubakary Diarra nasceu em França, mas também possui a nacionalidade do Mali, pelo qual chegou a jogar nas selecções jovens, tendo terminado os escalões de formação com a camisola do histórico emblema italiano Torino FC. Depois de jogar em Itália nas divisões inferiores, Diarra rumou ao campeonato da Lituânia para representar o FK Kruoja Pakruokis, de onde transitou para o Sporting da Covilhã no início da época 2015/2016. Diarra permaneceu no nosso clube durante três temporadas, nas quais efectuou 103 jogos oficiais e apontou cinco golos, sendo uma unidade importante no meio campo da equipa serrana. As boas exibições com as cores covilhanenses valeram a Diarra a assinatura de um contrato com o primodivisionário CD Tondela, mas a estadia na Beira Alta foi curta e o médio franco-maliano regressou a Itália para jogar no FC Rieti. Posteriormente, Diarra voltou a Portugal para representar o CD Cova da Piedade e o Varzim SC, porém, a sua carreira evoluiu depois por Kuwait, Arábia Saudita e Malta, onde joga actualmente no Mosta FC na 1ª Liga deste país. Que lembranças permanecem de Diarra com a camisola covilhanense?

Actualizado em Terça, 22 Novembro 2022 10:09
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 4 de 237
Livro História SCC
.
fa

Livro História do Sporting Clube da Covilhã 1923-1990 disponível para aquisição na Foto Académica, localizada nas Escadas do Quebra Costas n.º 2 - Covilhã

ATLETAS
JOGADORES DE A a Z:
TREINADORES
OUTRAS FIGURAS
ENTREVISTAS
EVENTOS
CONTACTOS
OUTROS
REDES SOCIAIS

face

SPONSOR

Gigarte - Design e Comunicação

ESTATÍSTICA
Visualizações de conteúdos : 2894157