História do Sporting Clube da Covilhã
Índio
Terça, 03 Agosto 2021 00:00

Odaildo Souza de Oliveira é identificado no mundo do futebol por Índio, um extremo brasileiro que reforçou o Sporting da Covilhã na temporada 2017/2018, sendo proveniente do Rondoniense Social Clube, que participa no Campeonato Estadual de Rondónia. Na única época em que envergou a camisola serrana, Índio foi presença habitual no onze, tendo actuado em 29 jogos oficiais, nos quais rubricou quatro golos, ajudando o nosso clube a alcançar o 15º lugar na classificação final da 2ª Liga, o que significou a manutenção nesse escalão. Terminado o campeonato, Índio regressou a terras brasileiras para jogar no Desportivo Brasil, mas a estadia foi curta no seu país natal, porque acabou por rumar à Albânia para representar o Flamurtari Vlore e o KF Oriku, onde actuou na última temporada. Que recordações permanecem de Índio ao serviço do conjunto serrano?

Actualizado em Quinta, 16 Setembro 2021 08:39
 
SC Covilhã 3 CD Mafra 1
Domingo, 01 Agosto 2021 00:00

David Santos remata para o primeiro golo da tarde

Num jogo que marcou o regresso do público ao Estádio Santos Pinto, o Sporting Clube da Covilhã venceu o Clube Desportivo de Mafra por 3-1 e assegurou a presença na fase de grupos da edição desta época da Taça da Liga, com os golos serranos a terem a assinatura de David Santos, Helitão e Gilberto.

Esta partida revelou-se muito dinâmica desde dos momentos iniciais, começando por apresentar uma formação visitante mais atrevida, embora sem reflexo no marcador. Também não faltou alguma polémica para agitar os espectadores, quando aos 17 minutos, Diogo Almeida foi empurrado por Pedro Barcelos na área mafrense e o árbitro Hélder Carvalho não assinalou pontapé de penálti. Nesta fase, já o conjunto serrano estava mais perigoso e o golo inaugural aconteceu mesmo aos 30 minutos, com David Santos a rematar de longe para o fundo das redes de Renan. Até ao intervalo, o protagonismo foi dos guarda-redes, com Léo Navacchio a rubricar duas intervenções atentas, respondendo Renan com uma boa defesa a remate de Jorge Vilela.

Na segunda parte, o Mafra tomou conta da partida e alcançou a igualdade aos 59 minutos por intermédio de Bura, com o defesa central forasteiro a cabecear com êxito na sequência de um canto cobrado na esquerda. O onze visitante continuou com sinal mais, mas sem criar lances muito problemáticos para a defensiva local, com excepção do minuto 85, em que o remate rasteiro de Dieguinho passou muito perto da baliza de Léo Navacchio. No entanto, e apesar desta tendência no encontro, foram os comandados de Wender que decidiram o jogo a seu favor com dois golos nos instantes finais: aos 87 minutos, Jean Felipe apontou um livre lateral para o defesa central Helitão cabecear para as redes opositoras, provocando enormes festejos nas hostes covilhanenses; e aos 90+2 minutos, numa acção de conta ataque, Diogo Almeida foi derrubado por Pedro Barcelos, originando um castigo máximo que Gilberto aproveitou para fixar o resultado em 3-1. Depois deste sucesso na Taça da Liga, o Sporting da Covilhã inicia no próximo sábado a sua participação na 2ª Liga com uma deslocação ao terreno do Feirense.

Texto: Eugénio Lopes.

Fotografia: Filipe Pinto - Foto Académica.

Ficha de jogo: https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20212022/allianzcup/2/2

Actualizado em Segunda, 02 Agosto 2021 09:22
 
Diogo Ribeiro
Terça, 27 Julho 2021 00:00

Diogo Ribeiro começou a praticar futebol no Esperança AC de São Martinho do Bispo, mas a sua qualidade despertou a atenção do Sporting CP, que representou dos infantis aos juvenis, completando a formação nos juniores da Académica de Coimbra, com a sua veia goleadora a possibilitar-lhe somar internacionalizações pelas selecções jovens de Portugal. A nível sénior, a estreia de Diogo Ribeiro foi com a camisola do GD Tourizense, jogando depois por Sertanense FC, CD Aves, SC Braga, Lechia Gdansk (Polónia), CF Os Belenenses e CD Mafra, antes de assinar pelo Sporting da Covilhã a meio da temporada 2015/2016. Com o nosso clube em dificuldades na classificação da 2ª Liga, Diogo Ribeiro ajudou a equipa a subir de rendimento, tendo marcado quatro golos nos 21 jogos em que participou, sendo a manutenção garantida por intermédio da 14ª posição no final do campeonato. Após a passagem pelo emblema serrano, Diogo Ribeiro envergou a camisola de CD Santa Clara, Académica de Coimbra e FC Vizela, onde festejou a subida à 1ª Liga na última época. Que lembranças existem dos golos de Diogo Ribeiro com o símbolo covilhanense?

Actualizado em Terça, 27 Julho 2021 08:44
 
CD Trofense 0 SC Covilhã 3
Sábado, 24 Julho 2021 00:00

Grande estreia do Sporting Clube da Covilhã no edição 2021/2022 da Taça da Liga, visto que triunfou no terreno do Clube Desportivo Trofense por esclarecedor 0-3 em jogo a contar para a 1ª eliminatória, com golos apontados por Diogo Almeida, André Almeida e Jô.

Considerando o início de época, esta partida foi disputada num ritmo interessante, com os comandados de Wender a assumirem o principal protagonismo. Aos 35 minutos, o brasileiro Jô ameaçou inaugurar o marcador através de um cabeceamento que levou a bola ao poste da baliza local, mas o golo visitante seria mesmo uma realidade ainda na primeira parte, quando aos 45+1 minuto, Diogo Almeida atirou certeiro diante do guardião Rogério.

No segundo tempo, os serranos não demoraram a arrumar o assunto da eliminatória, pois, festejaram mais dois tentos: aos 52 minutos, após um livre cobrado por Jean Felipe, a redonda sobrou para a eficácia de André Almeida; e aos 62 minutos, o isolado Jô rematou para o 0-3 que foi resultado final. Com o acesso garantido à 2ª eliminatória, o conjunto covilhanense geriu o jogo até ao derradeiro apito do árbitro Ricardo Baixinho. Na próxima ronda, o Sporting da Covilhã receberá o CD Mafra, num encontro a disputar já na próxima semana.

Texto: Eugénio Lopes.

Ficha de jogo: https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20212022/allianzcup/1/5

Actualizado em Segunda, 26 Julho 2021 08:57
 
Bellahssan
Terça, 20 Julho 2021 00:00

O franco-marroquino Bellahssan ingressou no futebol português através da Naval 1º de Maio, que na altura militava na 1ª Liga, porém, foi emprestado de imediato pelo clube figueirense ao Sporting da Covilhã, isto a meio da época 2010/2011. Bellahssan jogava como avançado, mas foi pouco utilizado no emblema serrano, actuando somente em quatro partidas da 2ª Liga, numa temporada em que a manutenção apenas foi garantida na última jornada do campeonato, em que apesar da derrota no terreno do Varzim SC por 1-0, o 14º lugar na classificação foi suficiente para assegurar mais uma época do conjunto covilhanense no segundo escalão do futebol nacional. A carreira de Bellahssan prosseguiu depois nas divisões secundárias da Suíça, onde actuou até terminar a actividade futebolística. Que memórias existem de Bellahssan com as cores serranas?

Actualizado em Terça, 20 Julho 2021 08:45
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 5 de 213
Livro História SCC
.
fa

Livro História do Sporting Clube da Covilhã 1923-1990 disponível para aquisição na Foto Académica, localizada nas Escadas do Quebra Costas n.º 2 - Covilhã

ATLETAS
JOGADORES DE A a Z:
TREINADORES
OUTRAS FIGURAS
ENTREVISTAS
EVENTOS
CONTACTOS
OUTROS
REDES SOCIAIS

face

SPONSOR

Gigarte - Design e Comunicação

ESTATÍSTICA
Visualizações de conteúdos : 2538105