História do Sporting Clube da Covilhã
SC Covilhã 2 FC Alverca 0
Domingo, 29 Maio 2022 00:00

Serranos e ribatejanos lutaram por um lugar na 2ª Liga 2022/2023

O Sporting Clube da Covilhã venceu por 2-0 o Futebol Clube de Alverca na segunda mão da liguilha de acesso à 2ª Liga e garantiu assim a permanência neste escalão, no qual irá participar pela 15ª época consecutiva, isto, depois de um jogo em que os golos de Felipe Dini e Rui Gomes na primeira parte foram suficientes para a explosão de alegria no lotado Estádio Santos Pinto.

A partida não podia ter começado melhor para os comandados de Leonel Pontes, visto que inauguraram o marcador logo no minuto inicial por Felipe Dini, que assinou um remate rasteiro depois de progredir com a bola após um lançamento lateral. A equipa ribatejana não demorou a reagir ao tento sofrido, com destaque para o minuto 11, em que Rodrigues e Jefferson acertaram na barreira defensiva serrana, quando a redonda parecia levar perigosa direcção. O encontro estava movimentado e ambos os conjuntos revelavam capacidade rematadora, no entanto, a alegria ficou somente nas hostes covilhanenses, pois, aos 29 minutos, Rui Gomes aumentou a contagem favorável aos locais ao atirar fora do alcance do guardião José Costa, na sequência de um cruzamento de Lucas Barros que ainda foi ligeiramente desviado por André Almeida. Com o público serrano em grande festa, aos 33 minutos, quase que os festejos aumentavam de tom, mas o toque fraco de Jean Felipe não desviou a bola do guardião visitante, que desta forma segurou a desvantagem de dois tentos para o período de descanso. 

No segundo tempo, o Alverca surgiu claramente apostado no ataque e só não conseguiu marcar aos 50 minutos porque Arnold, Léo Navacchio e André Almeida estiveram sempre no caminho da bola, quanto tudo apontava para o sucesso das iniciativas forasteiras. O onze covilhanense estava mais concentrado em terrenos recuados e apenas uma acrobacia de Rui Gomes causou alguma emoção junto da baliza ribatejana aos 64 minutos. Do outro lado do campo, o Alverca continuava a acreditar no êxito e aos 77 minutos esteve muito perto de reduzir a diferença por Klinsmahn, que atirou ao poste da baliza defendida por Léo Navacchio. Com o avançar do cronómetro, o jogo parecia controlado pelos serranos, que até ameaçaram novo tento aos 86 minutos, num lance em que Camilo atirou às malhas exteriores. O apito final de Fábio Veríssimo garantiu os festejos nas hostes locais ao selar o triunfo do Sporting da Covilhã por 2-0, o que significa mais uma temporada na 2ª Liga, onde milita consecutivamente desde 2008/2009.

Texto: Eugénio Lopes.

Fotografias: Filipe Pinto - Foto Académica.

Ficha de jogo: https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20212022/playoff/2/2

Actualizado em Segunda, 30 Maio 2022 09:06
 
Elenilson
Terça, 24 Maio 2022 00:00

O extremo Elenilson fez a sua estreia no futebol português com as cores do nosso clube na época 2014/2015, sendo proveniente do Galícia EC, um emblema brasileiro do estado da Bahia, mas algumas dificuldades de adaptação originaram o seu regresso ao Brasil a meio da temporada, representando o Jacobina EC por empréstimo do Sporting da Covilhã. Na época seguinte, Elenilson voltou ao conjunto serrano e desta vez para cumprir a totalidade da temporada, envergando a camisola covilhanense em 33 jogos oficiais nas duas passagens pelo clube, tendo assinado dois golos: um diante do FC Penafiel para a Taça da Liga no triunfo por 3-1; o outro na recepção ao SC Braga B na 2ª Liga e que valeu a vitória por 1-0. Elenilson rumou depois ao campeonato de El Salvador para jogar pelo CD Sonsonate, seguindo posteriormente a carreira no Brasil por diversos clubes, actuando neste momento no Tocantinópolis EC. Que lembranças ficaram das arrancadas de Elenilson com a camisola covilhanense?

Actualizado em Quarta, 22 Junho 2022 09:08
 
FC Alverca 0 SC Covilhã 0
Sábado, 21 Maio 2022 00:00

Volvidos 19 anos, o Sporting Clube da Covilhã voltou a disputar um jogo oficial com o Futebol Clube de Alverca, desta vez a contar para a liguilha de apuramento para a Segunda Liga, o qual terminou com um nulo, embora com a formação serrana a revelar-se mais perigosa, mas sem alcançar um precioso golo. 

Com forte apoio serrano nas bancadas, os comandados de Leonel Pontes procuraram controlar o encontro desde do apito inicial do árbitro Luís Godinho, no entanto, o primeiro lance de alguma emoção pertenceu aos locais através de um cabeceamento de Emerson. Contudo, as melhores ocasiões para o marcador ser inaugurado pertenceram mesmo ao emblema covilhanense, nomeadamente em duas acções protagonizadas por Kukula: aos 12 minutos, um cruzamento de Jean Felipe possibilitou um cabeceamento ao n.º 19 que fez a redonda passar a poucos centímetros da baliza ribatejana; e aos 16 minutos, na sequência de um livre indirecto apontado por Jean Felipe, o avançado cabo-verdiano atirou para uma espectacular intervenção do guarda-redes José Costa. Apesar do ligeiro ascendente visitante no resto da etapa inaugural, o perigo não voltaria a rondar seriamente a baliza local, o mesmo acontecendo nas redes defendidas por Léo Navacchio, que apenas apanhou um susto num lance anulado por fora de jogo de um atleta do Alverca.

Na etapa complementar, o SC Covilhã voltou a estar mais perto de festejar aos 60 minutos na sequência de uma bola parada, respondendo os locais com um lance em que Ricardo Rodrigues ficou próximo de tocar a bola para as redes serranas, só que Arnold estava atento e não permitiu essa intenção. A partida estava equilibrada e movimentada, porém, os sectores defensivos apresentavam-se em bom plano e as iniciativas perigosas deixaram de marcar presença no estádio ribatejano. A excepção surgiu aos 87 minutos e para as cores serranas, quando após um canto na esquerda, André Almeida cabeceou para mais uma grande defesa de José Costa, que assim impediu a vantagem forasteira para a segunda mão desta liguilha. A decisão sobre quem participará na próxima edição da Segunda Liga será conhecida no domingo, dia 29 de Maio, no Estádio Santos Pinto, na recepção do Sporting da Covilhã ao FC Alverca.

Texto: Eugénio Lopes.

Ficha de jogo: https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20212022/playoff/1/2

Actualizado em Sábado, 21 Maio 2022 19:47
 
João Rodrigues
Terça, 17 Maio 2022 00:00

João Rodrigues teve protagonismo nas camadas jovens do SC Salgueiros, onde foi titular da equipa principal, a disputar a 2ª Divisão B, ainda com idade de júnior, rumando depois aos juniores do SL Benfica. A carreira de João Rodrigues prosseguiu posteriormente por CD Mafra, Padroense FC e SC Freamunde, antes de assinar pelo Sporting da Covilhã para a época 2012/2013. Com a camisola serrana, João Rodrigues jogou preferencialmente como extremo, tendo participado em 16 encontros oficiais, nos quais apontou um golo, que foi na partida da Taça de Portugal com o FC Pampilhosa, concluída com um empate 5-5, em que o nosso clube acabou por ser eliminado no desempate por pontapés da marca de grande penalidade. A meio da temporada, João Rodrigues voltou ao SC Salgueiros, actuando depois por diversos emblemas, em concreto, CF Oliveira do Douro, Valadares Gaia FC, AD Oliveirense e CD Cinfães. Que lembranças permanecem de João Rodrigues com as cores covilhanenses?

Actualizado em Terça, 17 Maio 2022 08:52
 
CF Estrela da Amadora 0 SC Covilhã 1
Domingo, 15 Maio 2022 00:00

O Sporting Clube da Covilhã alcançou na derradeira jornada da 2ª Liga uma vitória por 0-1 no terreno do Club de Football Estrela da Amadora, o que permite o acesso à liguilha para a manutenção neste escalão, que será decidida em dois jogos com o FC Alverca.

O conjunto serrano, que teve o apoio de cerca de 400 adeptos no Estádio José Gomes, entrou mais forte na partida, numa tentativa de chegar ao golo que permitisse maior tranquilidade nesta encontro decisivo. No entanto, a postura covilhanense não foi suficiente para perturbar seriamente a defensiva local, que foi resolvendo com eficácia as iniciativas opositoras, até que aos 25 minutos surgiu o primeiro lance de perigo, quando André Almeida cabeceou ao lado em plena área tricolor. Os serranos voltaram a ameaçar colorir o marcador aos 32 minutos por intermédio de Tembeng, que atirou para uma boa intervenção do guardião Hidalgo, efectuando depois a recarga com um remate por alto. As notícias vindas da Póvoa de Varzim começavam a ser procupantes, até porque os comandados de Leonel Pontes não conseguiram desfazer o nulo até ao intervalo.

A segunda parte foi sorridente para as cores serranas logo na fase inicial, visto que aos 49 minutos, Helitão cabeceou com êxito a bola cruzada por Jean Felipe e provocou uma explosão de alegria nas hostes forasteiras. Com a vantagem no marcador, o Covilhã virou a sua atenção para o sector defensivo, de modo a não ser surpreendido pelo Estrela, e o certo é que o tempo foi passando e apenas um ou outro lance provocaram algum nervosismo na equipa covilhanense. Os serranos não se limitaram a defender e o atacante Camilo Triana veio criar algumas dificuldades ao extremo reduto estrelista, contudo, o mais importante foi o derradeiro apito do árbitro João Pinheiro, que selou o resultado 0-1, num desfecho que possibilita a presença do Sporting da Covilhã na liguilha que poderá valer a permanência na 2ª Liga após dois encontros com o FC Alverca.

Texto: Eugénio Lopes.

Fotografia: Eugénio Lopes.

Ficha de jogo: https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20212022/ligaportugalsabseg/34/8

Actualizado em Domingo, 15 Maio 2022 20:46
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 6 de 230
Livro História SCC
.
fa

Livro História do Sporting Clube da Covilhã 1923-1990 disponível para aquisição na Foto Académica, localizada nas Escadas do Quebra Costas n.º 2 - Covilhã

ATLETAS
JOGADORES DE A a Z:
TREINADORES
OUTRAS FIGURAS
ENTREVISTAS
EVENTOS
CONTACTOS
OUTROS
REDES SOCIAIS

face

SPONSOR

Gigarte - Design e Comunicação

ESTATÍSTICA
Visualizações de conteúdos : 2808038