História do Sporting Clube da Covilhã
SC Covilhã 0 Casa Pia AC 1
Sábado, 26 Fevereiro 2022 00:00

Momento em que a bola bate em João Vieira e vai para as redes serranas

Vão-se acumulando jornadas sem o Sporting Clube da Covilhã conseguir uma vitória na Segunda Liga, em concreto nove, pois, esta manhã foi derrotado pelo líder Casa Pia Atlético Clube no Estádio Santos Pinto por 0-1, num resultado definido aos 85 minutos através de um golo esquisito.

A equipa covilhanense sentiu algumas dificuldades na fase inicial da partida, em que o conjunto adversário dominou o jogo e ameaçou inaugurar o marcador em algumas situações, com destaque para duas: aos 13 minutos, Jota Silva atirou ao poste num remate rasteiro; e aos 15 minutos, Godwin Saviour obrigou Léo Navacchio a uma intervenção a dois tempos. O onze lisboeta estava em bom plano e voltou a criar um lance perigoso aos 25 minutos, quando Godwin Saviour continuou o despique com o guardião local, pois, Léo Navacchio efectuou uma grande defesa para evitar o sucesso da acção do nigeriano. No entanto, volvidos poucos instantes, os comandados de Leonel Pontes também estiveram perto de festejar num rápido contra ataque, em que Kukula colocou a redonda em Rui Gomes, que não a conseguir dominar apenas com o guarda-redes Ricardo Batista pela frente. A partir da meia hora, o jogo ficou mais equilibrado e o nulo não voltaria a estar em perigo até ao período de descanso.

Na segunda parte, os covilhanenses surgiram mais activos e tiveram boas ocasiões para abrir a contagem, com saliência para duas protagonizadas por Rui Gomes: aos 61 minutos, o extremo local arrancou sozinho para a área visitante, mas optou por não rematar perante Ricardo Batista e procurar o seu preferido pé esquerdo, acabando por perder a redonda para os defensores que entretanto recuperaram posições; e aos 81 minutos, o n.º 23 local assinou uma bela jogada e atirou para o desvio do opositor Vasco Fernandes, que assim impediu a redonda de chegar à baliza do Casa Pia. E foi com o conjunto serrano a transmitir sinais positivos que o emblema de Lisboa alcançou o golo do triunfo aos 85 minutos, quando uma intervenção infeliz de Léo Navacchio levou a bola a bater em João Vieira, seguindo depois para as redes locais para alegria dos adeptos forasteiros. O Sporting da Covilhã ainda procurou o empate, mas sem êxito, com o derradeiro apito do árbitro David Silva a selar o desfecho de 0-1 para este encontro, continuando assim o mau momento do nosso clube, que na próxima jornada desloca-se à Madeira para jogar com o CD Nacional.

Texto: Eugénio Lopes.

Fotografias: Filipe Pinto - Foto Académica.

Ficha de jogo: https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20212022/ligaportugalsabseg/24/4

Actualizado em Sábado, 26 Fevereiro 2022 15:25
 
Flávio Silva
Terça, 22 Fevereiro 2022 00:00

Flávio Silva iniciou a carreira futebolística no Real SC, tendo aí revelado uma capacidade goleadora que possibilitou a sua ida para o Sporting CP, do qual saiu no escalão júnior para jogar pelo SCU Torreense, onde acabou por alcançar protagonismo imediato com os tentos apontados na equipa sénior. A passagem de Flávio Silva pelo conjunto de Torres Vedras foi rápida, porque o SL Benfica não demorou a contratá-lo ainda para o nível júnior, embora com oportunidade de actuar pela equipa B encarnada, conseguindo somar três internacionalizações sub-19 por Portugal, a juntar às três que já tinha nos sub-16. E foi por empréstimo do emblema benfiquista que Flávio Silva chegou ao Sporting da Covilhã na época 2015/2016, tendo sido pouco utilizado na frente de ataque serrana, seguindo depois a sua carreira por outros clubes, em concreto, CF União da Madeira, CD Mafra, FC Alverca, Real SC e Amora FC, pelo qual joga agora na Liga 3. Que recordações ficaram de Flávio Silva com a camisola covilhanense?

Actualizado em Terça, 22 Fevereiro 2022 09:40
 
FC Penafiel 1 SC Covilhã 1
Domingo, 20 Fevereiro 2022 00:00

Ainda não foi nesta jornada que o Sporting Clube da Covilhã regressou às vitórias, no entanto, conseguiu não sair derrotado da deslocação ao terreno do Futebol Clube de Penafiel, conquistando um ponto resultante da igualdade a uma bola, sendo o golo serrano apontado por Rui Gomes logo aos 3 minutos.

Começou muito bem o jogo para as cores covilhanenses, visto que ao terceiro minuto, um passe de Diogo Almeida isolou Rui Gomes diante do guardião Caio Secco, com o n.º 23 visitante atirar para o tento inaugural da partida. A formação local não demorou a reagir e aos 10 minutos delineou uma séria ameaça para as redes serranas, quando Roberto cabeceou ao lado em boa posição para ter êxito. Contudo, foi preciso esperar pelo minuto 31 para acontecer o golo penafidelense, num lance em que Edi Semedo cruzou da direita para Feliz Vaz assinar o toque certeiro para a baliza de Léo Navacchio. Até ao intervalo, o encontro revelou um Penafiel com mais posse de bola, mas o relógio foi avançando sem mais acções perigosas para os dois guarda-redes.

A segunda parte apresentou-se mais movimentada, pertencendo aos comandados de Leonel Pontes o primeiro sinal de perigo por Diogo Almeida, que rematou ao lado em plena área local. Volvidos poucos instantes, o Penafiel respondeu em dose dupla, pois, Feliz Vaz obrigou Léo Navacchio a uma atenta intervenção para canto, na sequência do qual, um cabeceamento de Roberto fez a bola passar a escassos centímetros do êxito. Aos 65 minutos, o conjunto nortenho ameaçou virar o resultado a seu favor, com Ronaldo Tavares a rematar para uma boa defesa de Léo Navacchio, sobrando a redonda para a recarga de Edi Semedo, que atirou ao lado com tudo a seu favor para fazer golo. Seguiu-se uma fase menos perigosa no jogo, porém, a emoção voltaria para os derradeiros momentos da partida: aos 90 minutos, Caio Secco teve que sair da sua baliza para evitar que Samuel Pedro tivesse uma manhã de felicidade; aos 90+2 minutos, um cabeceamento de Gonçalo Loureiro assustou as hostes visitantes; e aos 90+4 minutos, Helitão foi à àrea adversária cabecear um pouco por cima da baliza penafidelense. Pouco tempo depois, o árbitro Marcos Brazão colocou um ponto final no encontro, com o resultado a permanecer em 1-1, o que permite ao Sporting da Covilhã somar um ponto após três derrotas consecutivas, seguindo-se na próxima a ronda a recepção ao Casa Pia AC.

Texto: Eugénio Lopes.

Ficha de jogo: https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20212022/ligaportugalsabseg/23/8

Actualizado em Domingo, 20 Fevereiro 2022 15:13
 
Bouças
Terça, 15 Fevereiro 2022 00:00

Bouças começou a jogar futebol federado na EF Luciano Sousa, seguindo depois para os iniciados do SC Vianense, onde as suas qualidades despertaram a atenção do SC Braga, que o contratou para os juvenis e no qual terminou os escalões jovens. A nível sénior, a estreia de Ricardo Bouças foi com a camisola do SC Valenciano, mas não demorou a regressar ao SC Vianense, de onde rumou o Sporting da Covilhã na época 2015/2016, sendo utilizado essencialmente na equipa B do nosso clube. Actuando preferencialmente a defesa central, o jovem Bouças continuou no plantel serrano para a temporada seguinte, na qual teve oportunidade de participar num encontro oficial no onze principal, em concreto, com o SC Braga na Taça da Liga. A carreira de Bouças prosseguiu posteriormente por diversos emblemas, nomeadamente, GD Águias do Moradal, SC Salgueiros, AD Oliveirense, Merelinense FC e novo regresso ao SC Vianense, pelo qual joga neste momento no Campeonato de Portugal. Que lembranças têm de Bouças com as cores covilhanenses?

Actualizado em Terça, 15 Fevereiro 2022 09:38
 
SC Covilhã 1 SL Benfica B 2
Domingo, 13 Fevereiro 2022 00:00

Jorginho enfrenta a oposição benfiquista

Terceiro desaire seguido do Sporting Clube da Covilhã na Segunda Liga, visto que nesta jornada foi a equipa B do Sport Lisboa e Benfica que veio vencer ao Estádio Santos Pinto por 1-2, numa partida em que somente aos 88 minutos é que os serranos conseguiram reduzir para a diferença mínima no marcador.

Os comandados de Leonel Pontes até nem entraram mal no jogo, delineando mesmo o primeiro lance de verdadeiro perigo no encontro aos 18 minutos, em que o remate rasteiro de Rui Gomes obrigou Léo Kokubo a uma boa intervenção. No entanto, o tento inaugural acabou por pertencer à formação encarnada aos 22 minutos, numa acção em que Jaime Simões e Bruno Bolas facilitaram e Henrique Pereira tocou a redonda para o desvio triunfal de Henrique Araújo. A reacção covilhanense não se fez esperar, porém, o guardião Kokubo esteve em bom plano e defendeu com segurança os remates de Tembeng e Diogo Almeida, garantindo assim a vantagem lisboeta para o tempo de descanso.

Na segunda parte, a partida continuou interessante de acompanhar, com iniciativas que levaram emoção a ambas as balizas, contudo, foi novamente o SL Benfica B a festejar aos 62 minutos, quando num rápido contra ataque, Martim Neto isolou Henrique Pereira para este assinar o segundo golo forasteiro nesta tarde. Com o cenário a complicar-se para o conjunto local, salvou-se o esforço serrano para tentar a respectiva inversão, causando algumas dificuldades aos benfiquistas em duas situações: aos 72 minutos, Helitão cabeceou para uma boa defesa de Kokubo; e aos 78 minutos, uma iniciativa de Rui Gomes obrigou Pedro Álvaro a um desvio que quase levou a bola para a sua própria baliza. E foi mesmo de autogolo que o onze covilhanense conseguiu alcançar um tento aos 88 minutos, com Rafael Brito a ser infeliz na acção que efectuou perante o pontapé de canto de Jean Felipe na esquerda. Volvidos alguns momentos, o último apito do árbitro Bruno José Costa selou o 1-2 como resultado final, o que significa o sétimo jogo consecutivo sem o Sporting da Covilhã vencer, seguindo-se uma deslocação ao terreno do FC Penafiel na próxima ronda.

Texto: Eugénio Lopes.

Fotografia: Filipe Pinto - Foto Académica.

Ficha de jogo: https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20212022/ligaportugalsabseg/22/3

Actualizado em Domingo, 13 Fevereiro 2022 20:54
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 7 de 226
Livro História SCC
.
fa

Livro História do Sporting Clube da Covilhã 1923-1990 disponível para aquisição na Foto Académica, localizada nas Escadas do Quebra Costas n.º 2 - Covilhã

ATLETAS
JOGADORES DE A a Z:
TREINADORES
OUTRAS FIGURAS
ENTREVISTAS
EVENTOS
CONTACTOS
OUTROS
REDES SOCIAIS

face

SPONSOR

Gigarte - Design e Comunicação

ESTATÍSTICA
Visualizações de conteúdos : 2750938