História do Sporting Clube da Covilhã
Pintassilgo
Terça, 06 Setembro 2022 00:00

Carlos Pedro Carvalho de Sousa é conhecido nos meios futebolísticos por Pintassilgo, um médio/extremo que percorreu todos os escalões jovens do FC Felgueiras, no qual começou a jogar frequentemente na equipa sénior, a disputar a 2ª Liga, ainda com idade de júnior. As exibições de Pintassilgo possibilitaram-lhe a contratação pelo Vitória SC de Guimarães, pelo qual actuou na 1ª Liga, mas foi depois emprestado pelo emblema vimaranense ao Moreirense e ao Portimonense. Seguiu-se uma experiência de Pintassilgo com a camisola do CS Pandurii Târgu Jiu na Liga da Roménia, regressando posteriormente a Portugal para representar de novo o Moreirense e o FC Arouca (em ambos os clubes jogou na 1ª Liga), antes de ingressar no Sporting da Covilhã na época 2016/2017. Com as cores serranas, Pintassilgo participou em 19 jogos oficiais (entre 2ª Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga), nos quais apontou um golo, em concreto, no empate a uma bola com o SC Freamunde, em partida da 21ª jornada do campeonato secundário. Pintassilgo rumou na temporada seguinte ao Varzim SC e viria a terminar a sua carreira onde a tinha iniciado, no FC Felgueiras. Que memórias ficaram das actuações de Pintassilgo no onze covilhanense?

Actualizado em Terça, 06 Setembro 2022 09:49
 
SC Farense 2 SC Covilhã 2
Domingo, 04 Setembro 2022 00:00

É verdade que o Sporting Clube da Covilhã conquistou um ponto na deslocação ao difícil terreno do Sporting Clube Farense, no entanto, também é verdade que somou o quarto jogo consecutivo sem vencer na Segunda Liga, isto, numa partida em que actuou em superioridade numérica desde dos minutos finais da primeira parte.

Os algarvios entraram mais fortes no jogo e criaram alguns problemas ao sector mais recuado dos visitantes, mas os serranos foram aguentando o nulo e nunca se esqueceram de atacar, sendo mesmo o nosso clube a inaugurar o marcador aos 21 minutos, em que um cruzamento de Tiago Moreira na direita foi desviado por Bandarra para a sua própria baliza. O Farense não demorou a reagir ao tento sofrido e Robson obrigou o guardião Bruno Bolas a uma boa intervenção aos 26 minutos, com o golo da igualdade a acontecer volvidos alguns instantes por intermédio de Pedro Henrique, que apareceu isolado diante de Bruno Bolas. O encontro revelava-se interessante de acompanhar e com lances emocionantes, visto que Mársico teve ocasião para devolver a vantagem aos covilhanenses e Talocha acertou na barra da baliza forasteira. Aos 41 minutos, Marco Matias reclamou um castigo máximo a favor dos locais, mas o árbitro Ricardo Baixinho nada assinalou e o jogador do Farense protestou de tal forma que acabou expulso, deixando a sua equipa reduzida a dez unidades para o resto do primeiro tempo e para a etapa complementar.

Após o intervalo, os comandados de Leonel Pontes apresentaram-se com maiores intenções atacantes, conseguindo mais remates e mais presença na área contrária, porém, sem sucesso na marcha do marcador. Até que aos 78 minutos, na cobrança de um livre directo, Gilberto assinou o segundo golo dos serranos, com a bola a sofrer um desvio na barreira algarvia. Em vantagem no "placard" do Estádio São Luís e no número de jogadores, pensou-se que o conjunto covilhanense estaria perto do triunfo, mas essa ideia não foi muito duradoura, pois, aos 85 minutos, Lucão rubricou o tento do empate numa recarga a defesa de Bruno Bolas. O Sporting da Covilhã ainda procurou a vitória, mas sem êxito, ficando o 2-2 como resultado final, seguindo-se na próxima jornada a recepção ao CD Nacional.

Texto: Eugénio Lopes.

Ficha de jogo: https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20222023/ligaportugalsabseg/5/8

Actualizado em Domingo, 04 Setembro 2022 19:38
 
Tiago Moreira
Terça, 30 Agosto 2022 00:00

Depois de ter evoluído nos escalões jovens do FC Porto durante várias épocas, a estreia de Tiago Moreira no patamar sénior aconteceu com a camisola do FC Infesta, na altura a militar na 2ª Divisão B. A carreira de Tiago Moreira prosseguiu depois por SC Esmoriz, GD Ribeirão, AD Lousada e AD Oliveirense, onde foi contratado pelo Sporting da Covilhã para a temporada 2014/2015, tendo assumido a titularidade como defesa direito da equipa serrana, numa época em que o sonho da subida à 1ª Liga durou até à derradeira jornada do campeonato. Tiago Moreira permaneceu com as cores covilhanenses para a temporada seguinte, mas depois rumou ao CF União da Madeira, seguindo-se o Leixões SC, do qual regressou ao Sporting da Covilhã a meio da temporada 2018/2019, sendo uma das actuais referências do plantel serrano e um dos jogadores mais apreciados pelos apoiantes do nosso clube. Tiago Moreira aproxima-se dos duzentos jogos oficiais com o símbolo serrano, nos quais assinou dois golos, não faltando certamente recordações das suas exibições no lado direito da defesa covilhanense...

Actualizado em Quarta, 31 Agosto 2022 08:43
 
SC Covilhã 0 FC Penafiel 2
Sábado, 27 Agosto 2022 00:00

Kukula tenta fugir aos opositores

Mais uma derrota caseira do Sporting Clube da Covilhã nesta edição da Segunda Liga, visto que nesta jornada foi o Futebol Clube de Penafiel quem festejou no Estádios Santos Pinto, com um golo apontado em cada parte do jogo a fixar o resultado em 0-2.

A formação serrana até entrou na partida a criar perigo, pois, logo na jogada inicial, Kukula atirou para uma boa intervenção do guarda-redes Caio Secco, após um cruzamento de Jorginho na esquerda. No entanto, este lance não indicou qualquer cenário de domínio por parte dos comandados de Leonel Pontes e a partida revelou-se equilibrada, embora com maior tendência rematadora do onze nortenho. E o tento inaugural sorriu mesmo ao conjunto visitante aos 25 minutos, com Feliz a apontar um canto na direita para o cabeceamento triunfal de Lucas Tagliapietra, que assim provocou os primeiros festejos dos adeptos do Penafiel presentes no estádio covilhanense. O emblema local sentiu o golo forasteiro e passou por algumas dificuldades no último quarto de hora deste primeiro tempo, em que acções protagonizadas por Lucas Tagliapietra e Edi Semedo ameaçaram a dilatação da contagem, mas a falta de pontaria e uma defesa de Bruno Bolas permitiram a diferença mínima para o período de descanso.

A etapa complementar teve um início movimentado, quer pelos problemas criados pelos locais ao guardião Caio Secco, quer pelas situações penafidelenses que obrigaram o guarda-redes Bruno Bolas a estar atento. Merece destaque o minuto 53, em que Gilberto cobrou um livre directo para uma defesa de grande nível de Caio Secco, que assim evitou a igualdade no "placard" do Estádio Santos Pinto. O emblema covilhanense voltou a ameaçar o empate na sequência de uma bola parada aos 66 minutos, quando Adams cabeceia por cima, com Caio Secco fora da jogada, depois de um canto assinado por Gilberto. Com as várias substituições operadas, o jogo perdeu alguma emoção e isso foi bom para os visitantes, que apresentaram-se mais fortes nos instantes finais, com Adriano Castanheira a dar um sinal de perigo aos 81 minutos, em que o seu remate passou a escassos centímetros do êxito. No entanto, mais eficaz foi outro dos recém-entrados forasteiros, neste caso Diogo Batista, que em zona frontal atirou certeiro para as redes locais, após uma jogada de Fábio Fortes, fixando assim o resultado em 0-2. A vitória nortenha só não foi mais concludente, porque aos 90+4 minutos, Bruno Bolas efectuou uma bela defesa a remate de Adriano Castanheira. Volvidos poucos momentos, o árbitro Flávio Lima deu o encontro como terminado, com o Sporting da Covilhã a somar o terceiro jogo consecutivo sem vencer na Segunda Liga, seguindo-se uma deslocação ao terreno do Farense na próxima jornada.

Texto: Eugénio Lopes.

Fotografia: Filipe Pinto - Foto Académica.

Ficha de jogo: https://www.ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20222023/ligaportugalsabseg/4/4

Actualizado em Sábado, 27 Agosto 2022 20:11
 
Vítor Carvalho
Terça, 23 Agosto 2022 00:00

O defesa central brasileiro Vítor Carvalho estreou-se no futebol português com a camisola do Sporting da Covilhã na temporada 2015/2016, sendo proveniente do Grêmio Catanduvense, um emblema do Campeonato Paulista. Vítor Carvalho teve algum protagonismo na fase inicial da época, tendo sido utilizado em seis jogos oficiais da equipa serrana, mas depois perdeu a sua posição no centro da defesa e rumou ao Brasil para prosseguir a carreira em diversos clubes. No entanto, Vítor Carvalho regressaria ao Sporting da Covilhã a meio da temporada 2021/2022, desta vez com proveniência do Goiatuba EC, uma agremiação do Estado de Goiás, porém, o central brasileiro acabou por não ser utilizado em qualquer encontro oficial nesta última passagem pelo nosso clube. Que exibições recordam de Vítor Carvalos com as cores serranas?

Actualizado em Terça, 23 Agosto 2022 08:45
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 9 de 237
Livro História SCC
.
fa

Livro História do Sporting Clube da Covilhã 1923-1990 disponível para aquisição na Foto Académica, localizada nas Escadas do Quebra Costas n.º 2 - Covilhã

ATLETAS
JOGADORES DE A a Z:
TREINADORES
OUTRAS FIGURAS
ENTREVISTAS
EVENTOS
CONTACTOS
OUTROS
REDES SOCIAIS

face

SPONSOR

Gigarte - Design e Comunicação

ESTATÍSTICA
Visualizações de conteúdos : 2894142